7 dicas para liderar a sua equipe de corretores

7 dicas para liderar a sua equipe de corretores

Ser um bom líder no setor imobiliário não é tão diferente de ser um bom líder em qualquer outro campo de negócios. Os líderes precisam ser empáticos, motivados e visionários para guiar os negócios e as equipes de corretores para o sucesso. Mas como os gestores podem conduzir melhor os negócios e motivar a sua equipe?

Trabalhar na liderança de equipes de corretores é um desafio que inclui diversas tarefas, entre elas a seleção, contratação de corretores e o seu treinamento. Mas, durante a rotina de trabalho, são tantas atribuições que, por vezes, fica difícil concentrar-se em manter a equipe de corretores motivada e engajada, não é?

No artigo de hoje, conheça algumas sete dicas de liderança para aplicar junto à sua equipe de corretores imobiliários, confira!

dicas para liderar a sua equipe de corretores

Ser um líder eficaz

Um líder definitivamente precisa de todas as qualidades mencionadas acima, mas os líderes mais eficazes têm mais do que as qualidades de liderança tradicionais – eles também devem apresentar um alto grau de autoconsciência, autorregulação, motivação e habilidade social e comunicacional.

Desenvolver habilidades de liderança não é algo que ocorre da noite para o dia. É preciso trabalho, tempo, dedicação e comprometimento para compreender os métodos que motivam a sua equipe de forma mais eficaz.

Confira algumas das habilidades que serão essenciais para liderar o desenvolvimento de uma equipe de corretores de imóvel de alta performance:

1. Tenha um bom processo de contratação de corretores e de onboarding

Um bom processo de recrutamento e seleção de corretores é uma das chaves para contar com uma equipe de sucesso.  É fundamental procurar por candidatos que tenham uma identificação com o seu negócio e com o atendimento ao público, além, claro, dos requisitos obrigatórios, como curso TTI (Técnico em Transações Imobiliárias).

E, depois de contratados, faça-os sentirem-se acolhidos e bem-vindos. Para isso, é essencial montar um programa de onboarding, isto é, de integração e recepção de novos funcionários. Nesse programa, os novos corretores deverão conhecer a cultura de sua empresa, sua forma de trabalho, procedimentos-padrão, tudo aquilo que ele deve dominar para integrar-se à organização e ao seu time.

2. Lidere pelo exemplo

Como líder, você é uma parte confiável, influente e indispensável da sua equipe de corretores. Para demonstrar as suas habilidades de liderança de forma eficaz nada melhor do que começar liderando pelo exemplo.

É importante manter uma abordagem proativa, motivada e organizada para a liderança da equipe de corretores. Experiência, comunicação clara e humildade também são qualidades importantes que as pessoas procuram em um líder de equipe.

Lembre-se, as equipes buscam espelhar-se em seu líder, portanto, transmita valores, comportamentos e atitudes que inspirem os corretores positivamente.

3. Seja um líder-facilitador

O líder, como já mencionamos, acabará passando uma imagem de exemplo para a equipe. Por esse motivo, o ideal é que a liderança seja equilibrada, competente, ética e alinhada aos objetivos da empresa.

E isso pode envolver desde atos simples como a forma de gesticular, o tom de voz e as gentilezas do dia a dia para manter uma postura firme e, ao mesmo tempo, transmitir credibilidade aos corretores.

Não é necessário tratar os colegas e os seus liderados com autoritarismo, aquele estilo de liderança conhecido como líder-herói (aquele chefe que tem todas as respostas, que não delega atividades, que centraliza o controle) não encontra mais espaço na liderança de equipes de corretores de alta performance.

Em seu lugar, há o chamado líder-facilitador, o que proporciona condições para que seu time tenha o melhor desempenho, que oferece apoio e espaço para todos contribuírem e crescerem.

4. Reconheça os esforços do time

O ato de parabenizar ou demonstrar que um trabalho foi bem executado é sempre importante para o relacionamento de uma equipe e para a liderança de um time de corretores de sucesso.

O reconhecimento nada mais é do que um combustível para a busca constante na melhoria do trabalho. Saber ter um olhar sensível e quando elogiar os membros de sua equipe de trabalho fará toda a diferença, pois passará a ideia de que você também é capaz de enxergar esforços positivos e não somente os problemas no ambiente de trabalho.

dicas para liderar a sua equipe de corretores

5. Saiba delegar tarefas

O líder tem a função de gerenciar as ações de sua equipe e, se ele focar apenas nas tarefas operacionais, acabará perdendo tempo e não conseguirá fazer o seu principal papel que é o de gerir as pessoas.

Por esse motivo, saber delegar tarefas é essencial. Tente, ao invés de gastar tempo atendendo clientes ou produzindo contratos, treinar a sua equipe para que eles aprendam a fazer isso tão bem quanto você e dedique-se ao gerenciamento de seu capital humano. Dirija os seus esforços na gestão da equipe e potencialize os resultados da imobiliária.

6. Aproveite ao máximo as reuniões

No seu melhor, reuniões podem ser fontes para inspirar os corretores e para ajustar metas e processos. No pior dos casos, se a reunião não funcionar, ela pode ser vista como ineficaz e desnecessária.

Para certificar-se de que o seu time está obtendo o máximo de cada reunião, agende esses encontros apenas quando eles forem essenciais e com uma finalidade claramente definida.

Nessas ocasiões, aproveite também para dar um feedback sobre o desempenho da sua equipe de corretores, sempre de forma construtiva, e para abrir espaço para que os corretores se expressem – cerca de 80% dos participantes de um estudo afirmaram ser fundamental para sua satisfação que seu líder ouça suas ideias.

7. Seja flexível e acessível

Os estilos de trabalho e as suas táticas de vendas podem variar muito de imobiliária para imobiliária e até mesmo dentro de uma mesma equipe. Embora seja essencial ter objetivos coesos dentro do seu grupo, também é importante reconhecer a individualidade e a diversidade dentro de sua equipe.

Ter uma abordagem flexível ao estilo de trabalho de cada corretor pode ajudar a manter um ambiente profissional motivador e bem-sucedido.

Gostou do nosso artigo com dicas de liderança para a sua equipe de corretores? Tem alguma outra dica para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários!

No Comments

Postar Comentário