As melhores dicas para fechar um contrato de locação

As melhores dicas para fechar um contrato de locação

Quem trabalha com imóveis sabe como é difícil conseguir fechar um contrato de locação. A procura pode ser alta, as pessoas podem demonstrar interesse, mas, no fim, nem sempre elas acabam fechando negócio.

Outra situação que pode acontecer é de você gastar um tempo precioso investindo em vários possíveis clientes e nenhum deles fechar contrato de locação, ou pior, escolher um corretor concorrente – e existem diversos motivos para isso acontecer.

Por isso, listamos, a seguir, algumas dicas de como fechar um contrato de locação com mais facilidade. Confira:

As etapas básicas da locação

Existem quatro etapas básicas das quais você precisa ficar ciente na hora de fechar um contrato. A primeira delas é a captação do imóvel, a segunda é a promoção da venda, seguida do atendimento e, por fim, o fechamento do contrato, propriamente dito.

Cada uma delas tem a sua relevância, mas o corretor precisa ter atenção e foco nas três primeiras etapas para, realmente, fechar um contrato de locação. Quando elas são bem-feitas, o fechamento vira uma consequência do processo.

Foque na captação de mercado

Conseguir realizar uma boa captação de mercado pode garantir que o cliente interessado chegue até a etapa de fechar um contrato com mais rapidez e facilidade, pois ele encontrará com você o que realmente procura.

A captação de mercado significa buscar aquilo que é demandado, sabendo quais são as necessidades dos potenciais clientes naquele momento. Se você conseguir prever esse movimento, será muito mais fácil realizar a venda e fechar um contrato de locação.

Se o seu mercado é composto por pessoas que estão formando família e pretendem, em breve, ter filhos, por exemplo, você deve ter o imóvel ideal para elas, já apresentando opções que sejam compatíveis com as necessidades desse perfil de cliente.

Cada mercado possui suas particularidades e depende de você compreendê-las. Uma boa captação garante um maior volume de vendas, e, neste caso, você tem que sempre ir atrás do que o mercado está buscando, isto é, você deve adaptar a sua proposta ao mercado e não o contrário.

Para fechar um contrato de locação, é preciso saber divulgar o produto imobiliário

Como em qualquer negócio, você precisa saber divulgar o seu produto. Por isso, não se esqueça de divulgar os imóveis nos mais diferentes meios de comunicação, das mais variadas formas possíveis, buscando soluções criativas e adequadas para o perfil de seu cliente.

Hoje em dia, o corretor precisa fazer mais do que simplesmente colocar a placa de “aluga-se”. É necessário demonstrar tudo o que o imóvel tem a oferecer e deixar claro os benefícios que as pessoas terão ao alugar aquela propriedade.

A internet tem sido muito utilizada para auxiliar na divulgação do imóvel, que, além de deixar seu contato, pode fazer com que você tenha o e-mail das pessoas interessadas, de forma que você possa ir até elas para sanar dúvidas e ajudá-las a fazerem uma boa escolha.

Estima-se que 80% dos clientes do segmento de imóveis estão utilizando a internet para orientar seu processo de tomada de decisão. Por isso, para fechar contrato de locação, o corretor precisa não apenas anunciar imóveis online, mas, também, se relacionar nesse ambiente com os clientes que estão buscando informações na internet.

A etapa do atendimento é fundamental

O básico do bom atendimento é muito simples: ter boa comunicação, saber conversar e fazer um bom acolhimento ao cliente, ouvindo-o com atenção. Estimule seu cliente a falar primeiro, a ser claro sobre suas necessidades, assim, você saberá exatamente que tipo de imóvel oferecer a ele.

Mas, além disso, você pode utilizar da imaginação dos clientes para despertar ainda mais interesse no seu imóvel. Quando eles realmente se imaginam morando naquela casa, realizando seus planos lá, comprando móveis para os ambientes, eles serão mais facilmente convencidos a fechar o contrato de locação.

Para facilitar esse processo, o corretor pode utilizar a técnica de storytelling, que consiste em contar histórias de modo relevante e atrativo para o cliente, aumentando o seu poder de conexão com ele e a empatia na negociação.

Por fim, lembre-se de incluir sempre em seu padrão de atendimento a etapa de pós-venda, fazendo um acompanhamento dos negócios já concretizados, verificando a satisfação com o imóvel, etc. Esse cuidado extra ajudará você a fechar contrato de locação com esse cliente, também, no futuro.

Foque na realidade do mercado

Você precisa conhecer bem a região em que trabalha, principalmente quando falamos em preço de locação. É bastante comum que o proprietário queira ganhar muito com seu imóvel, sem levar em conta o preço dos aluguéis locais.

O seu papel é conhecer o valor de cada região e adequar esse preço com o que o proprietário necessita. Pode não ser uma tarefa fácil, mas, com certeza, irá facilitar o seu trabalho. Em alguns casos, é preciso demonstrar a realidade para o proprietário, afinal, não é de interesse de nenhuma das partes que o imóvel fique ocioso, certo?

Cuide da sua imagem profissional

A imagem profissional do corretor também é fundamental para fechar um contrato de locação. Quanto mais bem apresentado você estiver, mais confiança e credibilidade passará para os clientes, fazendo com que eles tenham mais interesse em fechar com negócio.

Não basta ser um corretor competente, você deve passar essa imagem para seu cliente. Lembre-se: não existe uma segunda chance para passar uma boa primeira impressão. Se tiver uma aparência descuidada, eles podem achar que você não será responsável o suficiente para cuidar de um negócio tão importante quanto os trâmites da locação de um imóvel.

Por isso, cuide da sua aparência e preze por uma atitude mais profissional. No fim das contas, a forma como você lida com o cliente pode ser fundamental para ele tomar uma decisão positiva e chegar até a última etapa de fechar um contrato de locação.

Esperamos que, com essas dicas, você tenha mais chances de alugar seus imóveis, sofrendo menos com as variações de mercado.

E então, ficou com alguma dúvida do que é preciso para fechar um contrato de locação? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima.

No Comments

Postar Comentário