4 características que todo profissional de RH precisa ter

4 características que todo profissional de RH precisa ter

Não importa qual é o seu negócio, o segmento de atuação ou o porte de sua empresa. Se você quer obter resultados por meio das pessoas, vai precisar de um ou mais profissionais dedicados à área de Recursos Humanos (RH). Eles precisam estar capacitados, não somente para contratar, pagar salários e definir e aplicar benefícios, mas também orientados a zelar pelo bem-estar e satisfação dos demais funcionários. Somente assim as pessoas trabalharão com produtividade e engajamento. Neste post, vamos abordar algumas características essenciais aos profissionais de RH. Confira.

Mas, afinal, qual o perfil de um profissional de Recursos Humanos?

Algumas competências e habilidades são indispensáveis para que um funcionário possa ter um desempenho diferenciado atuando em Recursos Humanos. A primeira delas é gostar de pessoas, sabendo identificar quais são suas necessidades, como atendê-las e propiciar um ambiente organizacional saudável, onde as pessoas se sintam valorizadas, com oportunidades de aprendizado e de crescimento na carreira.

A formação mais comum para trabalhar nesta área é a Psicologia, mas é comum encontrarmos pedagogos, assistentes sociais, relações públicas e até mesmo engenheiros com boa performance e resultados positivos na área de RH.

4 características que todo profissional de RH precisa ter

1- Senso de urgência

A área de Recursos Humanos é responsável por várias atividades burocráticas, como folha de pagamento e seleção de currículos, por exemplo. Portanto, é importante que o profissional contratado para o RH consiga administrar bem o seu tempo, equilibrando as tarefas operacionais e estratégicas da sua função. Certamente, ele precisará lidar, ainda, com problemas e situações inesperadas e que vão exigir muito jogo de cintura. Afinal, pessoas ficam doentes, sofrem acidentes, enfim uma série de acontecimentos que precisam ser geridos com senso de urgência e praticidade. Um eficiente gerenciamento do tempo é importante para focar nas soluções e não nos problemas.

2 – Conhecimento técnico

Na hora de contratar um profissional para Recursos Humanos de sua empresa, dê preferência para quem já tenha pelo menos um pouco de experiência e vivência na área. A atuação profissional anterior garante que ele esteja atualizado sobre as mais recentes práticas e tendências do mercado. A legislação relacionada a esta área, por exemplo, relativas às relações trabalhistas, passam por constantes mudanças e qualquer deslize neste aspecto pode trazer um impacto grave e negativo ao seu negócio.

3 – Senso crítico e apurado

As áreas de uma mesma empresa têm metas e objetivos diferentes para serem conquistados e o funcionário do RH deve estar comprometido a dar suporte aos times para alcançá-los plenamente. Isso sem falar nas metas comuns a todos os departamentos. O RH deve garantir que o pessoal tenha as ferramentas necessárias para a execução do trabalho, esteja sempre motivado e orientado para o resultado e bem treinado para exercer suas funções específicas. Deve ainda ter senso crítico para definir e implantar ações de clima e cuidar das relações entre líderes e liderados.

4 – Via de mão dupla

Uma boa dose de extroversão é indicada também ao profissional de RH. Ele precisa ser competente para lidar com os diversos níveis hierárquicos da empresa. Se um dia, ele atende o presidente, no outro pode estar recrutando alguém para trabalhar com serviços gerais de limpeza, por exemplo. O profissional não deve fazer distinção no atendimento e tratar a todos por meio de uma comunicação eficaz, clara, franca e respeitosa. A comunicação é uma via de mão dupla. Por isso, cabe ao funcionário de Recursos Humanos falar bem, mas também ser um bom ouvinte.

Em resumo, leve em consideração as dicas acima e priorize os candidatos que você perceba que conseguem ver e superar os desafios da sua empresa relacionados ao quadro de funcionários e tenham facilidade para compreender no curto prazo seus principais processos.

 

 

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o perfil ideal de um profissional de RH ou acha que não citamos alguma competência importante, conte pra gente!

No Comments

Postar Comentário

× Atendimento (Whats)