Tipos de cobertura do seguro imobiliário

Tipos de cobertura do seguro imobiliário

O seguro imobiliário é uma modalidade ainda não tão conhecida aqui no Brasil, e também com baixa adesão, pois muitos acreditam que o seu custo pode ser elevado. No entanto, o que poucos sabem é que ele corresponde a apenas 0,3% do valor de um imóvel.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação Nacional de Seguros Gerais, o percentual de imóveis em 2015 com seguro imobiliário era de 13,3%. Em 2016, houve um aumento para 14,5%. Esse incremento representa 800 mil novas apólices do produto. Apesar do crescimento de 1,2%, esse número ainda é baixo, pois indica que 85,5% de imóveis não contam com cobertura para eventuais problemas na residência.

Outra informação importante é que esse seguro é obrigatório para a proteção dos bens de imobiliárias e administradoras de imóveis, já que os imóveis da carteira estarão segurados quanto a incêndios, entre outros danos, conforme o plano contratado.

 

Tipos de cobertura do seguro imobiliário

Quem opta pela contratação de um seguro imobiliário pode escolher entre a cobertura básica como também pode complementá-la com coberturas adicionais. Por exemplo: a versão básica proporciona o reembolso em casos de incêndio, explosões e quedas de raios. Trata-se de uma cobertura mais em conta, que pode ser adotada por proprietários de residências ou de imóveis comerciais, podendo ser suficiente para proteger o bem. Coberturas básicas do seguro imobiliário

É possível contratar um seguro imobiliário básico, que abrange as seguintes coberturas:

Danos por explosões, raios ou incêndio

A cobertura para incêndio é pré-requisito básico para a contratação de todos os planos imobiliários. A legislação determina que a abrangência da proteção para prejuízos decorrentes de fogo, explosão e queda de raio tem que ser prioritária. Esta é a cobertura básica, pois sem ela, que é a principal, um seguro imobiliário não pode ser contratado.

Esse seguro garante um auxilio tanto para a estrutura do imóvel quanto para o conteúdo da sua casa ou apartamento, nos casos de esses locais serem atingidos por incêndio das mais diversas origens, independentemente da origem.

Esse serviço abrange, ainda, os perigos ocasionados pela queda de um raio. É importante ressaltar que o conceito de incêndio para fins de seguro é aquele em que o fogo se propaga ou se desenvolve com intensidade capaz de causar prejuízos ao patrimônio.

Dano elétrico

Assim como o seguro imobiliário para explosões, o relativo a danos elétricos é igualmente obrigatório, devido aos problemas que provocam, com ou sem curto-circuito, superaquecimento e derretimento de metais com o aparecimento de chamas residuais.

Seguro imobiliário adicional

Além dos dois tipos de coberturas básicas que vimos, há uma série de adicionais que podem fazer parte do seguro imobiliário. Entre elas, destacam-se:

Cobertura contra furto e roubo

Esse seguro garante ao proprietário uma proteção em relação a tudo aquilo que está dentro do imóvel e que, claro, esteja listado na apólice do seguro. Para essa modalidade, a indenização é de 10 a 20%, ou seja, se você tem uma apólice de R$100 mil, poderá ser ressarcido em R$10 mil, em caso de roubo ou furto.

Os itens que devem constar na apólice do seguro são os eletrodomésticos e eletrônicos, como aparelhos de TV, geladeira, fogão, etc., assim como joias e outros bens de valor. É fundamental que todo o bem comprado seja indicado para a seguradora para que possa ser incluído no seguro imobiliário, evitando, desta forma, que você venha a sair no prejuízo.

Cobertura para inundações e alagamentos

Neste caso, o seguro irá cobrir os danos ocasionados por estragos feitos pelas chuvas, enchentes e alguma encanação que não esteja no local da moradia.

Cobertura para desmoronamento

Essa cobertura também é importante, pois cobre danos causados por desmoronamento, sejam eles naturais ou não.

Cobertura para vendaval ou granizo

Essa cobertura cobre danos e perdas materiais, totais ou parciais no imóvel ocorridas em função de vendaval e granizo.

Cobertura para queda de aeronaves e impacto de veículos

Qualquer acidente dessa ordem que ocorra em um imóvel causa danos, geralmente, grandes. Assim, para ter maior tranquilidade, é recomendado, também, incluir essa cobertura em seu seguro.

Faça uma simulação pelo nosso link: Peça seu Cálculo

 

Quer saber mais sobre seguro imobiliário? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima!

No Comments

Postar Comentário

Converse conosco pelo Whatsapp
× Olá !! Precisa de ajuda ?