Como escolher o melhor seguro condomínio?

Como escolher o melhor seguro condomínio?

Todo condomínio tem a obrigação legal de contratar um seguro, esta determinação consta no artigo 1.346 do Código Civil Brasileiro. No entanto, além de ser ignorada erroneamente por alguns síndicos, esta decisão requer cuidados especiais. Devido ao grande número de seguradoras, e de contratos de seguro disponíveis no mercado, é de extrema importância que o síndico esteja atento a cada detalhe.

A seguir, você irá encontrar os principais pontos a serem avaliados na hora de escolher o melhor seguro condomínio, e os cuidados que devem ser tomados. Confira:

melhor seguro condomínio

Os primeiros passos da contratação

No Brasil, para que seja contratado qualquer seguro, deve-se encaminhar o pedido a uma corretora de seguros autorizada. Esse é o passo mais importante na hora de contratar o seguro condomínio ideal, pois a escolha da corretora certa garantirá que o síndico obtenha o seguro que atende todas às necessidades do condomínio, sem haver contratações desnecessárias ou insuficientes para eventuais casos de sinistros.

Sendo assim, procure uma corretora que seja confiável e que tenha experiência no assunto, assim você ficará mais tranquilo quando conseguir o seguro que você deseja.

As coberturas da apólice do seguro

O seguro condomínio obrigatório apresenta duas modalidades básicas – simples e ampla. As companhias seguradoras oferecem ainda coberturas especiais, também conhecidas como acessórias, que só podem ser contratadas em conjunto com a cobertura básica simples e que devem ser aprovadas em assembleia. Todos os produtos seguem as determinações do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), garantindo a segurança dos contratos e os interesses dos clientes.

A escolha das coberturas que irão constar na sua apólice de seguro irão definir as proteções que o condomínio terá caso haja um eventual sinistro, ou seja, caso algo ocorra fora do esperado. Conheça agora os tipos de coberturas que são oferecidas para este tipo de seguro:

1. Cobertura Básica Simples

Sendo a cobertura mais básica, esta apólice cobre os danos causados por incêndio, queda de raios dentro da área onde se localiza o condomínio e explosões de qualquer espécie. Nesta modalidade, está prevista a cobertura de prejuízos causados por medidas decorrentes do combate ao fogo, salvamento, proteção de bens guardados no condomínio e retirada de entulho do local.

A cobertura dessa apólice pode ser estendida através da contratação de coberturas acessórias, que são oferecidas individualmente. O mercado oferece mais de 50 modelos, vejamos alguns exemplos:

1.1 Coberturas acessórias

  • Responsabilidade civil do síndico

Cobre indenizações pagas por danos involuntários corporais e/ou materiais causados a outras pessoas, fruto de má administração ou negligência não intencional do síndico.

  • Responsabilidade civil de guarda de veículo

Também em duas modalidades de cobertura, sendo que a simples prevê indenização por conta de incêndio, roubo e furto qualificado. Já a cobertura ampla cobre prejuízos causados ao veículo por colisão, desde que ele seja conduzido por funcionário credenciado do condomínio para a tarefa.

  •  Roubo ou furto de bens de condomínio

A apólice busca garantir a reposição de qualquer bem (equipamentos ou aparelhos), pertencente ao condomínio, furtados ou roubados no interior da edificação.

  •  Seguro de vida e acidentes pessoais de funcionários

A cobertura visa a garantir o pagamento de indenizações aos funcionários ou familiares em casos de acidentes que resultem em invalidez ou morte (incluindo aqui o auxílio-funeral). Os valores são definidos em contrato e geralmente seguem uma relação de proporcionalidade com o salário do empregado, assim como a convenção coletiva da categoria.

  •  Alagamento e descarga de sprinklers

O seguro garante o ressarcimento de prejuízos causados por enchente, tromba d’água e inundação por ruptura de encanamentos. A apólice cobre ainda os danos gerados por infiltrações ou descarga acidental dos sprinklers.

  •  Acidentes com portões

Prevê indenizações para danos causados por falha mecânica de portões e cancelas instaladas em garagens e entradas de condomínios.

2. Cobertura Básica Ampla

Nessa modalidade, o seguro prevê também, além dos danos amparados na Cobertura Básica Simples, todo e qualquer dano material ao condomínio segurado, ou seja, é a combinação da cobertura básica simples com todas as coberturas acessórias ligadas, somente, ao dano material do edifício. Esta opção, no entanto, não permite a contratação de qualquer outra cobertura acessória.

Cuidados extras

A contratação do seguro condomínio obrigatório, é uma questão que merece atenção especial por parte dos condôminos e, principalmente, do síndico, que deve se atentar a esta responsabilidade além das outras dificuldades que encontra na gestão do condomínio.

Por isso, alguns cuidados extras devem ser tomados para evitar problemas na hora da contratação, como por exemplo:

– A adequação do condomínio às normas de segurança que são determinadas pelos órgãos públicos;
– A documentação, por parte do síndico, de todo o processo de contratação do seguro;
– A aprovação prévia, em assembleia, de todas as coberturas contratadas e suas amplitudes.

Estando atento a estes detalhes, o síndico garantirá que o seu condomínio estará seguro e preparado para qualquer imprevisto.
Leia mais em: Cuidados na hora de contratar o seguro condomínio.

A contratação

Como mencionado no início do texto, a escolha da corretora de seguros ideal é a peça chave para a contratação do melhor seguro condomínio. O corretor de seguros desempenha papel fundamental na orientação acerca do melhor “pacote” de serviços, levando em consideração as especificidades e particularidades do condomínio, para então formular o seguro que cubra todo o necessário, e que também esteja de acordo com as capacidades financeiras do condomínio.

 

[calltoaction button=”yes” buttonlabel=”Quero o melhor seguro!” link=”http://www.angelicarocha.com.br/index.php/peca-seu-calculo/” buttoncolor=”red” buttonsize=”large” buttonstyle=”three_d” button_position=”center” target_blank=”no” text_position=”center”]Não perca tempo, peça agora uma cotação e garanta o melhor seguro condomínio:[/calltoaction]

 

No Comments

Postar Comentário