Como fazer o controle de férias dos colaboradores com tranquilidade

Como fazer o controle de férias dos colaboradores

Como fazer o controle de férias dos colaboradores com tranquilidade

Em todas as empresas, um controle de férias dos funcionários adequado é essencial para o controle da produtividade dos negócios. Estabelecer mecanismos adequados para fazer esse controle promove uma maior confiança dos empregados na empresa e torna o trabalho dos recursos humanos mais eficaz.

A fim de reduzir o impacto sobre o rendimento dos empregados de férias, a empresa deve implementar uma gestão de férias com antecedência. Essa gestão vai depender do tamanho da companhia, do setor, e da atividade que a empresa exerce. Ou seja, não existe uma fórmula única para o controle de férias dos funcionários. Mas como fazê-lo de forma adequada? Confira nossas dicas:

Recomendações para gerenciar as férias dos empregados

Em primeiro lugar, antes de definir qualquer mecanismo, é essencial conhecer a legislação relacionada às férias. As convenções coletivas podem estabelecer alguma diferença de acordo com o ramo em que a empresa atua, portanto, não existe nenhum método universal. Depois de conhecer as leis, é preciso definir as seguintes diretrizes:

  • O colaborador deve ser devidamente informado dos seus direitos e obrigações e também dos dias de férias de acordo com o tempo de trabalho. Isso é essencial para evitar conflitos com a empresa;
  • As férias devem ser geridas com tempo suficiente para que a empresa possa fazer as programações com base na ausência de um ou mais trabalhadores;
  • Feriados precisam de ser geridos com bastante antecedência para que se possa organizar o tempo de trabalho na empresa e, assim, não desfalcar a equipe;
  • Promover o diálogo na hora de negociar as férias, uma vez que elas devem atender às necessidades da empresa. Ela deve comunicar o calendário de férias a cada um dos colaboradores com um mínimo de 30 dias antes do início das mesmas, sempre mantendo o registro escrito: um para a empresa e outro para o trabalhador.

Sistemas de controle de férias de colaboradores

Existem diferentes ferramentas de controle de férias dos colaboradores, dos mais tradicionais a outros que permitem que o empregado seja continuamente informado sobre os feriados, dias de folga e possibilidade de marcar as suas férias.

Um dos sistemas mais usados, que se adéqua de forma perfeita para empresas com poucos empregados é um modelo de planilhas em excel. Nele, é possível começar a estabelecer diretrizes para feriados e as férias dos funcionários.

Conheça o nosso mapa de férias gratuito, clique no botão abaixo:

Controle de férias

A sua empresa também pode controlar as férias com bancos de dados automatizados para manter um registro informatizado, o que permite visualizar de forma mais rápida dias pendentes, períodos de férias habituais e se existe a necessidade de contratação de pessoal para cobrir os seus funcionários.

Mas sem dúvida, o sistema mais simples e eficiente das férias dos funcionários é aquele com controle de acesso para as empresas. Muitos programas de controle de acesso ou relógios de ponto incluem um software de gestão. Esses aplicativos permitem gerenciamento bidirecional (RH – Funcionários) dos dias e das horas de trabalho.

E você? Quer saber mais sobre gestão de férias? Comente com a gente e não deixe de ler o nosso blog!

2 Comments

Postar Comentário