16 jun Como fazer tranquilamente a gestão dos funcionários em home office
De acordo com a SAP Consultoria RH, 37% das empresas brasileiras adotam o sistema de home office em suas operações. Redução de custos e satisfação dos colaboradores são algumas das vantagens que favorecem o trabalho remoto, proporcionando um equilíbrio maior entre a vida pessoal e profissional. Mesmo que o trabalho em casa ocorra apenas alguns dias na semana, é possível notar um aumento de produção, sobretudo quando há uma gestão eficiente.
Devido à maior liberdade disposta a esses funcionários, é importante que gestores e profissionais de recursos humanos estejam em sintonia e focados em dinamizar os processos e garantir o bom aproveito dos profissionais que atuam em home office. Seguir estas dicas, será o primeiro passo para alcançar uma gestão tranquila e eficaz, confira:
Novo desafio para o departamento de recursos humanos
Muitos profissionais, quando atuam em casa, tendem a produzir mais do aqueles que trabalham somente na empresa. Entre os motivos está a necessidade de “mostrar” maior eficiência para fazer valer a condição mais cômoda. É um incentivo para que eles tenham uma maior produtividade, mas também pode significar um desafio para o RH e a gestão de pessoas. Inicialmente, é importante deixar tudo formalizado: as tarefas que serão desempenhadas, horário de trabalho, horas extras, pagamentos adicionais, entre outras obrigações (de ambas as partes).
O RH atua desde a captação de talentos, até o treinamento e adequações dos profissionais no regime de home office, além de medições da eficiência na produção e controle de processos. O setor deve se atentar quanto à comunicação clara, na objetividade em despertar a responsabilidade dos colaboradores e manter o incetivo para a melhoria contínua dos empregados encaixados nessa modalidade.
Indicadores de performance dos funcionários
A medição da produtividade e da performance dos funcionários se torna indispensável nesta situação. Lembre-se: só é possível avaliar o real sucesso de um projeto, se houver a aplicação de metas e indicadores bem estruturados.
Este é um método eficiente que deve ser utilizado em toda a organização, mas em casos de home office, acaba se tornando um sistema de controle essencial para o desempenho constante do funcionário. Com isso, os gestores e o departamento de rh terão um instrumento de avaliação da performance de cada colaborador, contribuindo para o bom andamento do programa e o alinhamento entre ambas as partes envolvidas.
Determine um horário de trabalho
Não há ainda uma legislação que trata do trabalho remoto, uma vez que é uma gestão relativamente nova. Dessa forma, o que vale é o artigo 6º, da lei nº12.551, de 15 de dezembro de 2011, o qual não distingue o trabalho no estabelecimento do realizado na residência do empregado, desde que as condições estejam pré-determinadas. Ou seja, cabe ao empregador, a tarefa de estipular o horário de trabalho a ser cumprido pelo funcionário.
O ideal é estabelecer uma forma de registrar o momento do início e término do expediente. Como não há um ponto eletrônico físico, podem surgir questionamentos referentes à jornada, pagamento de hora extra e adequações à legislação da classe. Para contornar essa problemática, são desenvolvidos pontos externos que podem ser adotados se for necessário.
Adote uma solução em nuvem
As aplicações em nuvem proporcionam uma série de benefícios, permitindo que os colaboradores possam utilizar as ferramentas, sistemas e informações da empresa remotamente, além de proporcionar um maior controle por parte do empregador. Se a empresa tem planos de estender as operações home office, a tecnologia em nuvem vai ajudar nesse processo.
Tenha um programa de metas
Na prática, alguns custos são de responsabilidade do empregado, a exemplo do telefone, internet, energia e a infraestrutura. A empresa pode arcar com parte dele ou remunerar o profissional por essas despesas e por sua produção. Para estimular esses funcionários, a empresa pode oferecer premiações quando estes conseguirem bater as metas, a fim de medir o seu desempenho através dos indicadores comentados anteriormente.
Quando há profissionais que atuam tanto em casa quanto na empresa, é mais fácil de comparar o rendimento entre eles, quais pontos podem ser melhorados e quais as abordagens mais eficientes. Entretanto, se há somente colaboradores que atuam no home office, é importante adotar parâmetros de avaliação. Assim, será possível determinar as metas e as atitudes que a empresa espera dos profissionais, obtendo o melhor proveito desse tipo de sistema.
O trabalho remoto é interessante para empresas e funcionários, desde que tudo fique bem claro e as necessidades de ambas as partes sejam levadas em conta. Lembre-se que inovar é fundamental nesse processo.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre esses e outros pontos interessantes na gestão dos funcionários? Continue acessando a página e diga-nos o que achou comentando abaixo.
No Comments