Como ter a melhor equipe de recursos humanos

Como ter a melhor equipe de recursos humanos

Um dos atrativos mais valiosos de uma empresa são justamente as pessoas. Hoje, empresas de diferentes portes já atentaram para o potencial estratégico do setor de Recursos Humanos. Muito além de reter talentos e engajar colaboradores, esse setor carrega principalmente a missão de contratar os colaboradores certos, evitando assim os impactos negativos decorrentes da alta rotatividade de uma empresa. Pequenos e médios negócios buscam inúmeros recursos para aprimorar a prática da gestão de pessoas, e manter bons colaboradores traz benefícios valiosos para todo tipo de negócio.

Especialmente para pequenas e médias empresas, manter um setor de Recursos Humanos pode parecer algo distante da realidade. Porém, o que a prática demonstra é que, adaptando recursos simples, mesmo as pequenas empresas podem estruturar boas políticas de gestão de pessoas. No post de hoje vamos tratar dessas ferramentas que podem auxiliar sua empresa a contar com a melhor equipe de RH ou, pelo menos, ter recursos para estruturar uma política mínima de gestão de colaboradores, melhorando a performance da empresa como um todo.

Promova a integração de funcionários

Integrar um novo colaborador com uma equipe é o primeiro passo para criar um relacionamento e estabelecer clareza entre as funções a serem desempenhadas, a missão da empresa, seus valores e a prática do dia a dia. Muitas empresas contratam e o funcionário é simplesmente inserido no contexto, sem necessariamente contar com elementos para interagir e se desenvolver naquele ambiente. A integração é fundamental para que o primeiro passo seja dado com segurança e o trabalho desenvolvido seja muito mais produtivo.

Treinamentos

Outro aspecto importante dentro de uma prática de RH diz respeito aos treinamentos. Investir e desenvolver treinamentos facilita a gestão de pessoas e promove a reflexão dos colaboradores quanto ao seu papel e as suas intenções dentro de uma empresa. Hoje, os funcionários precisam reconhecer suas funções e alinhar suas expectativas internas junto à sua prática, e o papel do RH é justamente coordenar essas expectativas entre as necessidades da empresa e as do funcionário. Por meio dos treinamentos é possível desenvolver esse tipo de atuação, além de fazer com que o funcionário se sinta parte do investimento da empresa.

Reuniões

Já diziam muitos empreendedores que as reuniões são a forma mais ineficiente de se resolver questões dentro de uma empresa. Porém, elas são importantes e cada vez mais técnicas são desenvolvidas para otimizá-las. O papel do RH é fundamental para disseminar a produtividade e fazer com que ela seja aplicada em todas as práticas da empresa, incluindo as reuniões.

Avaliação

Dentro de um papel estratégico é fundamental contar com parâmetros para mensurar resultados, bem como estabelecer novas metodologias. As avaliações é o que consolidam a posição do RH como um setor que age diretamente não apenas no presente de uma empresa, mas também em seu futuro. É preciso contar com técnicas, avaliar periodicamente colaboradores e diferentes setores e a partir de problemas reais estabelecer novas práticas, sempre visando a eficiência e a produtividade.

Pesquisa de clima

A pesquisa de clima é uma ferramenta utilizada em geral por grandes empresas e visa colher elementos sobre o ambiente de trabalho. Saber o quê cada colaborador pensa sobre o ambiente da empresa é a principal maneira de aprimorar detalhes importantes e que fazem toda diferença na hora de reter talentos. A melhoria da gestão de um negócio está intimamente relacionada ao clima da empresa, por isso o RH deve atentar a esse aspecto e constantemente pesquisar e avaliar aquilo que pode ser aprimorado.

Gerir pessoas, para quem convive dentro de um departamento de RH, é uma das tarefas mais difíceis dentro de uma empresa, uma vez que o fator humano sempre esta dentro do imprevisível. No entanto, hoje o aprimoramento de técnicas é constante e não pode ser deixado de lado por nenhum tipo de negócio.

Como você vê o papel estratégico do RH em sua empresa? Quais políticas e práticas você adota para trazer bons resultados para o seu negócio? Compartilhe sua experiência e suas dúvidas nos comentários abaixo!

 

No Comments

Postar Comentário

× Atendimento (Whats)