Como usar o LinkedIn como ferramenta de recrutamento

Como usar o LinkedIn como ferramenta de recrutamento

As redes sociais se transformaram em uma ferramenta poderosa de networking, tanto profissional quanto pessoal. Através delas, é possível estabelecer conexões entre potenciais talentos, além de trazer maior agilidade ao processo de recrutamento.

O LinkedIn é uma ferramenta profissional capaz de auxiliar a área de Recursos Humanos através de ferramentas bastante eficientes. Além de estabelecer uma rede de networking de forma estruturada, essa rede social permite que os resultados sejam mensurados auxiliando o RH a estabelecer boas estratégias para o recrutamento.

LinkedIn-search

Com a versão paga da rede, é possível ter recursos específicos que permitem acesso a candidatos que preenchem o perfil adequado, além de avaliar quem são aqueles interessados na empresa.

Muitos setores de RH ainda têm restrições com o uso da versão paga, por isso nesse post vamos tratar um pouco da forma como o LinkedIn Premium funciona, bem como os recursos gratuitos que também podem ser utilizados durante o processo de recrutamento.

LinkedIn Talent Finder

Na versão gratuita do LinkedIn não é tão simples encontrar colaboradores qualificados. Porém, na versão Premium, a ferramenta de recrutamento chamada de “Talent Finder” auxilia nessa busca. Com esse recurso, é possível entrar em contato com qualquer membro que esteja na rede, através da função denominada InMail, além de ver perfis estendidos, obter mais filtros e até encontrar grandes candidatos que não estão ativamente na busca por uma vaga.

Branded Index

Outra ferramenta de recrutamento que auxilia a atuação do RH e é disponibilizada na versão Premium da rede social é o Branded Index Talent. Através desse recurso, é possível mensurar o alcance da sua marca e do número de pessoas envolvidas com ela, ou seja, o número de usuários que visualizou a sua página. Com o Branded Index, as marcas são escalonadas dentro da própria rede social e aquelas que são melhores posicionadas acabam ganhando destaque em um ranking.

Vagas patrocinadas

O LinkedIn permite que, através do recurso chamado “Empregos Patrocinados”, seu anúncio ganhe destaque dentro da rede social e seja direcionado de acordo com o perfil do colaborador que você esteja buscando. Esse recurso também permite que mensagens sejam repassadas diretamente aos potenciais candidatos.

O usuário pode definir quantas vezes seus anúncios podem aparecer em posições de destaque na rede, além de confirmar o custo  e o limite que pretende investir nesse tipo de anúncio.

Interação com grupos

Além dos recursos pagos, existem outras estratégias dentro da rede que permitem recrutar bons profissionais. Uma delas é interagir com grupos de interesse ou mesmo criar um grupo relacionado à empresa.  A interação com esses grupos serve para alimentar uma boa rede de contatos e assim selecionar bons candidatos para a vaga disponível.

Página da sua empresa

Também é possível criar uma página da empresa na qual, além de postar conteúdos relevantes e relacionados com a companhia, é possível anunciar vagas com o objetivo de atrair novos candidatos. Esse recurso, da mesma forma, é gratuito e funciona mais como um atrativo dentro da rede ajudando a chamar a atenção de potenciais candidatos que estejam alinhados com o propósito da empresa.

Você utiliza o LinkedIn como ferramenta de recrutamento? Quais os resultados que você vem obtendo? Compartilhe sua experiência e suas dúvidas nos comentários abaixo!

 

No Comments

Postar Comentário

× Atendimento (Whats)