Cuidados na hora de contratar o seguro condomínio

Cuidados na hora de contratar o seguro condomínio

Muita gente não sabe, mas contratar o seguro condomínio é obrigatório, e tem como objetivo cobrir danos que possam comprometer a estrutura do prédio.

Seja ele residencial ou comercial, as coberturas básicas asseguram as áreas comuns e privativas contra incêndios, explosões de todos os tipos e também raios. Como as necessidades variam, é comum a contratação de coberturas mais completas, e que envolvem garantias contra enchentes, danos elétricos, entre outros. Para saber mais sobre as coberturas, e também outros detalhes sobre o seguro, leia nosso post: como escolher o melhor seguro condomínio.

Sendo assim, para que o seu seguro contemple exatamente as coberturas que você deseja, sem trazer nenhuma surpresa caso ocorra algum sinistro, certos cuidados devem ser tomados na hora da contratação. Veja-os abaixo:

contratar o seguro condomínio

Antes de procurar

O primeiro cuidado que se deve ter antes de contratar o seguro condomínio, refere-se à adequação do condomínio às normas de segurança determinadas pelas entidades públicas do estado. Esta questão envolve, além da segurança, o pagamento do sinistro, que pode não ocorrer se o condomínio não estiver adequado às normas. Para isso, verifique a estrutura, situação dos elevadores, rede elétrica, as condições da garagem e o que mais julgar importante.

Após feita a vistoria, convoque uma assembleia para discutir com os moradores quais os tipos de cobertura que deverão ser contratadas, além da amplitude de cada uma delas. Nessa assembleia, pode-se avaliar as opções de acordo com a disponibilidade financeira do condomínio, adequando as necessidades ao quadro atual do fluxo de caixa.

Cuidados nos itens adicionais

É imperativo que a preocupação maior do síndico e dos condôminos, se refira ao valor do seguro. Entretanto, as coberturas podem ser personalizadas de acordo com a necessidade, e o porte, do condomínio; além da variedade de companhias seguradoras que ofertam esse tipo de seguro com custos diferentes.

Alguns eventos devem ser levados em consideração no momento de determinar as coberturas necessárias, como incidência de vendaval, chuvas fortes, descargas elétricas, instabilidade da rede elétrica, proximidade de vias expressas, etc. Cada evento deste, possui uma cobertura específica que garante o risco.

Documente tudo

Todo o processo deve ser documentado, desde as vistorias, contratos e avisos de sinistro. Se for necessário utilizar o sinistro, ele não deve ser avisado verbalmente, por telefone ou e-mail sem as informações necessárias, a exemplo do fato ocorrido, quando ocorreu (data e hora), bens que foram atingidos e informações sobre os envolvidos. A falta dessas informações impede o registro formal do sinistro nas seguradoras.

Por fim, fique atento aos prazos para renovação do contrato. Peça a sua cotação com pelo menos um mês de antecedência do vencimento da apólice antiga, de modo a dispor de tempo hábil para a cobrança do rateio junto aos Condôminos. Caso tenha qualquer dúvida ou interesse em contratar o seguro condomínio, não deixe de consultar uma corretora de seguros especializada em seguro de condomínio.

Corretora de Seguros

A Corretora de Seguros Angélica Rocha possui 15 anos de experiência na proteção de condomínios, utilizando do seu know-how para adequar qualquer caso ao seu seguro condomínio ideal.
[calltoaction button=”yes” buttonlabel=”Quero o melhor seguro!” link=”http://www.angelicarocha.com.br/index.php/peca-seu-calculo/” buttoncolor=”red” buttonsize=”large” buttonstyle=”three_d” button_position=”center” target_blank=”no” text_position=”center”]Conheça o nosso atendimento exclusivo, peça agora uma cotação:[/calltoaction]

 

No Comments

Postar Comentário