O poder da escolha certa no processo seletivo

"atributo alt= processo seletivo"

O poder da escolha certa no processo seletivo

Você se lembra daquele tempo em que bastava que os profissionais de RH fizessem um anúncio de uma vaga nos classificados dos jornais de maior circulação para que “chovesse” currículos genéricos no aguardo de uma oportunidade?

O poder da escolha certa no processo seletivo é tão significativo que faz parte das estratégias do negócio. Afinal, a contratação do profissional adequado tem influência direta nos resultados da empresa, além de gerar economia e pesar de modo significativo na retenção de talentos.

Muitos fatores fizeram com que o RH passasse a ser reconhecido como um setor-chave dentro das empresas, entre eles, o dinamismo do mercado, a concorrência acirrada e o boom tecnológico.

Hoje, essa área é cada vez menos operacional e mais estratégica e, por esse motivo, os processos seletivos devem se tornar mais assertivos e ágeis.

Pensando em tudo isso, no post de hoje, falaremos sobre a importância da escolha certa no processo seletivo. Vamos lá?

Os desafios para fazer a escolha certa no processo seletivo

Nos últimos anos, ocorreu um empoderamento dos candidatos, em parte pelo avanço tecnológico e pela velocidade das informações.

Atualmente, os profissionais escolhem a empresa na qual desejam trabalhar muito antes de enviarem seu currículo. Eles avaliam a imagem do negócio, o clima organizacional, a cultura, a employee experience, a maneira como a empresa interage com clientes, entre tantos outros fatores que são de fácil acesso.

Para que os profissionais de RH possam conduzir seus processos seletivos de maneira assertiva, é fundamental encontrar técnicas que acompanhem as exigências do mercado e a cultura da empresa em que atuam.

Nesse sentido, o planejamento é um dos principais meios para minimizar erros e custos desnecessários. No que tange ao RH, avaliar os candidatos e extrair o máximo de informações e detalhes que ajudarão no processo de contratação é essencial.

Outra dificuldade é realizar essa análise em um período de tempo curto, pois a demora no processo pode fazer com que a empresa deixe de ganhar ou, ainda, perca talentos para a concorrência.

Assim, o desafio de realizar a escolha certa no processo seletivo se torna ainda maior em virtude da necessidade de fazê-la de forma rápida. Mas atenção! Isso não quer dizer que a eficiência do processo possa ser afetada. Afinal, se a escolha não for bem conduzida, um novo processo terá de ser iniciado, gerando desperdício de tempo e de dinheiro.

Como um processo de seleção assertivo impacta nas empresas?

A seguir, elencamos algumas vantagens de realizar a escolha certa no processo seletivo. São elas:

Formar um time de alta performance

Qual gestor nunca sonhou em formar uma equipe de alta performance, com autonomia, poder de decisão alinhado aos objetivos da empresa, com profissionais habilidosos e capazes de lidar e de responder aos desafios diários?

Saiba que isso é possível se os profissionais de RH tiverem o olho treinado e considerarem as estratégias do negócio para fazer a escolha certa no processo seletivo.

Uma equipe de alta performance ajuda de maneira ativa e utiliza ideias inovadoras para otimizar processos que tragam bons resultados ao negócio. Afinal, ajudando no crescimento da empresa, eles tornam a sua trajetória profissional mais sólida e rica.

Reter talentos com qualidades diversificadas

Um time com profissionais qualificados e com características diversificadas ajuda a melhorar a performance da empresa.

O dinamismo do mercado desperta a necessidade de respostas rápidas e criativas, e colaboradores com diferentes maneiras de ver o mundo e com vivências diversificadas atuam de forma a oferecer as melhores soluções para a empresa.

Uma das formas de garantir isso é realizando um processo seletivo interno – conhecido como recrutamento interno.

Além de motivar os funcionários a sempre darem seu melhor a fim de conquistar um novo posto na organização, sua empresa vai reter mais facilmente seus talentos e os desenvolverá para que continuem engajados e produtivos.

Eliminar gastos

A escolha certa no processo seletivo ajuda a evitar a rotatividade de colaboradores. Além disso, diminui gastos com demissões e com a abertura de novos processos seletivos. Afinal, nada pior do que contratar alguém que logo sairá da empresa em busca de uma oportunidade mais compatível com os seus interesses ou aptidões, não é mesmo?

Uma pesquisa apontou que o valor da perda de um funcionário pode custar à empresa até 213% do valor de seu salário! Fazendo a escolha certa no processo seletivo, você evita a alta rotatividade e custos desnecessários como esse.

Contratar pessoas com fit cultural

“Atenção, recrutamento urgente! Se você tem mais de 18 anos, compareça na empresa com a sua carteira de trabalho para admissão imediata!”. Que história é essa? Será que as empresas que utilizam esse tipo de anúncio não exigem nenhuma habilidade, formação ou conhecimento específico?

Cada empresa possui necessidades próprias para fazer a escolha certa no processo seletivo. Por exemplo, uma empresa com uma “pegada” mais voltada para a inovação e a tecnologia deve buscar profissionais criativos e que se identifiquem com essas características.

Os profissionais de RH devem ficar atentos a traços de personalidade nos candidatos e analisar se eles são compatíveis com os da empresa. Essa medida ajudará a reduzir a rotatividade e evitará custos com desligamentos.

A escolha certa no processo seletivo é tão importante quanto conhecer as prioridades dos funcionários da sua empresa. Os profissionais de RH que conseguem identificar o candidato certo para uma vaga diminuem problemas como a baixa produtividade e os afastamentos.

Afinal, para que os colaboradores trabalhem com paixão e motivação, é essencial existir uma sintonia com a empresa. Dessa forma, eles “vestem a camisa” e fazem muito mais do que simplesmente cumprir a sua jornada: vão além na busca pelos objetivos do negócio.

E na sua empresa, como é feita a escolha certa no processo seletivo? Você tem alguma dica para compartilhar? Deixe um comentário e até a próxima!

No Comments

Postar Comentário

Converse conosco pelo Whatsapp
× Olá !! Precisa de ajuda ?