Por que rever as estratégias de retenção de talentos?

Por que rever as estratégias de retenção de talentos?

O final do ano não é apenas uma épica de comemorações: é, também, um momento de as empresas voltarem os olhares e os pensamentos para as expectativas do novo ciclo que se aproxima. Naturalmente, as organizações começam a analisar procedimentos e traçar novas metas e estratégias.

Na área de RH, isso não é diferente, e algo que não pode ficar de fora da agenda é rever as estratégias de retenção de talentos. Afinal, o sucesso de um negócio depende do seu capital humano.

Muita gente pensa que, devido ao cenário de instabilidade econômica e ao índice de desemprego, ninguém contrata, então, não é preciso se preocupar em perder talentos. Esse é um grave erro e que pode prejudicar os resultados da empresa, já que as equipes de alta performance são responsáveis por amenizar os efeitos ocasionados em períodos de crise, a partir da sua expertise, inovação e conhecimento dos processos.

Reter talentos é engajar os membros da equipe para que eles queiram dar o seu melhor, ao invés de apenas ficar trabalhando na sua empresa por falta de uma opção melhor.

Alguns fatores tornam o final de ano o melhor período para rever as estratégias de retenção de talentos. Quer conhecê-los? Então, esse post é para você, pois listamos os principais motivos para aproveitar essa época e planejar melhorias que farão a diferença na sua empresa! Acompanhe!

Firmar as melhores parcerias devido a promoções de terceirizados

Para evitar uma possível migração para a concorrência, os profissionais de RH devem traçar estratégias de retenção de talentos que sejam adequadas às prioridades dos funcionários da empresa.

Para finalizar o ano de maneira produtiva, é preciso fazer uma retrospectiva das parcerias firmadas durante os meses anteriores e identificar quais trouxeram bons resultados e aquelas que apresentam problemas para serem corrigidos.

O final do ano é uma excelente época para organizar processos e planejar como tudo será feito no novo ciclo que se aproxima. Por isso, reveja parcerias, negocie valores e aproveite as promoções de terceirizados para oferecer os melhores benefícios para os colaboradores.

Melhorar o clima organizacional entre os funcionários

A proximidade das festas de final de ano deixa os membros da equipe muito mais alegres e o clima organizacional mais leve. Que tal aproveitar esse momento e utilizá-lo como uma estratégia de retenção de talentos?

Promover um bom clima organizacional é uma maneira de reter talentos sem aumentar salário, já que um ambiente agradável, aliado a boas perspectivas de carreira, faz toda a diferença na hora de afastar aquela imagem negativa que afeta a produtividade e o engajamento.

Para manter esse clima alegre, estabeleça um ambiente mais familiar e amigável. Isso pode ser feito com pequenas confraternizações, que deixarão todos mais próximos. Além disso, permitir um certo nível de personalização no ambiente torna a empresa mais acolhedora. Experimente estimular os colaboradores a construírem um ambiente mais humanizado, utilizando plantas, fotos e objetos que farão com que eles se sintam bem e desejem permanecer na empresa.

Aproveitar o início de um novo ano fiscal

Estamos nos encaminhando para fechar mais um ano fiscal. Esse ano foi marcado pela instabilidade econômica, que deixou muitas empresas com o pé atrás em relação aos investimentos.

Os profissionais da área de RH devem encarar esse cenário e rever as estratégias de retenção de talentos com muita resiliência e foco em resultados.

É hora de “arrumar a casa” para o próximo ano e encontrar maneiras de começar com o pé direito. Por isso, separe algumas horas do seu dia e reflita sobre os desafios que estão por vir e de que maneira se preparar para enfrentá-los.

Faça orçamentos de treinamentos e benefícios, como um plano de saúde empresarial, para incluir no planejamento financeiro da empresa. Lembre-se de realizar um estudo e demonstrar de que maneira esses investimentos podem ser utilizados como estratégias de retenção de talentos.

As grandes transformações que ocorreram no mundo nos últimos anos afetaram o comportamento das empresas e despertaram o entendimento de que as pessoas são peças fundamentais para o sucesso do negócio.

Promover estratégias de retenção de talentos é essencial para gerar diferencial competitivo e inovação. Afinal, as pessoas são as responsáveis por dedicar seus esforços e introduzir o seu conhecimento para que os resultados sejam alcançados.

As práticas orientadas à retenção de talentos são indispensáveis para manter equipes motivadas e engajadas. Por esse motivo, os profissionais de RH devem aproveitar o final de ano para rever as estratégias de retenção de talentos e garantir que elas estejam em sintonia com as necessidades da empresa e dos colaboradores.

E na sua empresa, as estratégias de retenção de talentos serão revisadas neste final do ano? Você ficou com alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

No Comments

Postar Comentário