Como evitar e cobrar os clientes inadimplentes de uma imobiliária?

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Como evitar e cobrar os clientes inadimplentes de uma imobiliária?

A inadimplência ainda é uma realidade no mercado imobiliário. Combatê-la acaba sendo uma maneira de garantir o lucro do seu negócio, mas, para isso, é necessário aprender a lidar com essa situação de maneira eficiente, visando os melhores resultados.

Por isso, é fundamental aplicar algumas soluções para lidar com essa realidade. No post de hoje, vamos demonstrar o que é possível fazer para diminuir e evitar a inadimplência, além de dar algumas dicas do que você pode fazer para cobrar os clientes inadimplentes da melhor maneira possível. Confira!

Formas de evitar a inadimplência

1. O seguro fiança e a inadimplência
Para o mercado imobiliário, uma das melhores maneiras de lidar com a inadimplência é com a utilização de um seguro fiança. Ele é uma garantia para quem deseja alugar um imóvel e pode ser contratado pelo mesmo período do contrato de aluguel, sendo possível parcelar o valor da garantia. Em alguns casos, o seguro pode cobrir até mesmo a pintura do imóvel.

Ou seja, é possível combinar com os clientes para que seja realizado um seguro-fiança no momento da contratação ou renovação do aluguel. Assim, se o cliente não pagar, o seu negócio estará segurado. Afinal, ele vale como garantia e segurança tanto para o proprietário do imóvel quanto para o inquilino e a imobiliária.

O interessante é que o seguro-fiança dispensa o fiador, por assegurar o valor do aluguel. O seguro também cobre todas as obrigações de locação, como multas, encargos e danos ao imóvel. Por isso, ele acaba beneficiando os dois lados do contrato, trazendo ainda mais segurança para os seus negócios e, claro, diminuindo a inadimplência.

2. O título de capitalização para aluguel
Outra maneira de lidar com inadimplência é com um título de capitalização para aluguel. Atualmente, é possível utilizar essa modalidade de capitalização como caução em contratos de locação de imóveis conforme previsto na Lei 8.245/91, a chamada ‘Lei do Inquilinato’.

Com esse título, caso o inquilino fique inadimplente, o proprietário poderá solicitar o resgate do título de capitalização contratado e utilizar o valor para quitar os débitos não pagos. Assim, será mais fácil garantir a segurança e o recebimento dos seus valores.

Além disso, caso o contrato de aluguel acabe, com o inquilino pagando todas os débitos, ele poderá sacar 100% do valor do título de capitalização para aluguel. Assim, todos saem ganhando no fim das contas. Essa é outra ótima maneira de lidar com a inadimplência.

E como cobrar os clientes inadimplentes?
Além de combater a inadimplência, é preciso saber cobrar os clientes inadimplentes. Para isso, você pode seguir alguns passos simples, que estão de acordo com a lei, fazendo com que você evite problemas futuros.

Em um primeiro momento, você pode fazer o contato por e-mail, de maneira formal. É importante que o e-mail não faça com que o cliente se sinta constrangido. Nesse momento você deve apenas lembrar o cliente de que o atraso ocorreu.

O interessante é que o e-mail fica registrado e você consegue comprovar que informou o cliente a respeito do atraso no pagamento.

Caso não seja o suficiente, você pode, então, fazer um contato por telefone, com o intuito de negociar com o cliente. Para isso, já crie algumas alternativas de pagamentos, facilitando para ele fazer um acordo. Isso evita que ele dê desculpas para não pagar.

Por fim, na hora de cobrar os clientes inadimplentes, tente descobrir o que causou o atraso, conversando com o cliente. Assim você terá diversas maneiras de auxiliá-lo e ele perceberá que você não o está apenas cobrando, mas ajudando-o a resolver o problema. Com isso, ele não ficará na defensiva, e estará mais aberto a também encontrar uma solução para a situação.

Portanto, tão importante quanto combater a inadimplência é saber como cobrar os clientes inadimplentes e lidar com essa situação de uma maneira eficiente. Com o tempo você acabará tendo muitos benefícios com isso.

E você, como tem lidado com a inadimplência na sua empresa? Tem alguma outra dica de como cobrar os clientes inadimplentes para compartilhar? Deixe um comentário e até a próxima!

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