Qual é a importância do seguro condominial?

" atributo alt= seguro condominial "

Qual é a importância do seguro condominial?

Além de ser obrigatório por lei, o seguro condominial é um dos pilares para garantir a segurança da moradia de todos. Apesar de ninguém gostar de considerar o pior, precisamos sempre estar preparados para eventos que possam danificar ou prejudicar nossas residências.

O artigo 13 da Lei dos Condomínios estabelece que a edificação deve ser assegurada, “abrangendo todas as unidades autônomas e partes comuns, contra incêndio ou outro sinistro que cause destruição no todo ou em parte, computando-se o prêmio nas despesas oriundas do condomínio”.

O pagamento da apólice deste seguro consta nas despesas ordinárias do condomínio, o que significa que será renovado anualmente. E isso cabe a você, síndico, a responsabilidade de fazer cumprir a lei e, portanto, de contratar o seguro.

Por esse motivo, no post de hoje, vamos falar um pouco sobre a importância do seguro condominial. Acompanhe!

Por que é importante contratar o seguro condominial?

Em resumo, essa ação é importante para:

  • Cumprir as prescrições da lei.
  • Dar segurança ao síndico e aos moradores.
  • Assegurar que imprevistos não trarão custos excessivos para as finanças do condomínio.
  • Ter amparo rápido no caso de sinistros.
  • Proteger o patrimônio do condomínio.

Um seguro condominial bem contratado faz diferença

É preciso pesquisar as coberturas corretas e avaliar os valores estabelecidos com rigor e critério. Assim, você garante que não apenas será cumprida a legislação que versa sobre o seguro condominial, como também vai garantir que, na eventualidade de um sinistro, haverá a reposição daqueles bens dos quais os moradores despenderam anos de trabalho para adquirir.

O seguro obrigatório não precisa ser o básico. Assim, você exerce sua função de síndico de maneira eficaz e responsável realizando a cotação de coberturas devidamente avaliadas de acordo com a necessidade da coletividade de moradores. As coberturas corretamente avaliadas e os valores estabelecidos com critério e conhecimento garantem que você sempre será bem atendido.

O seguro obrigatório diz respeito apenas a incêndios e ocorrências de destruição parcial ou total do imóvel. No entanto, atualmente as seguradoras oferecem também coberturas adicionais. Por exemplo, a quebra de vidros pode ser segurada. Quem vive em condomínio sabe que essa é uma eventualidade que sempre pode acontecer, pois as áreas comuns do condomínio.

São também parte de planos oferecidos, a resolução de problemas ocasionados por curto-circuito, danos de motores (como o da piscina ou o da bomba de água) ou equipamentos e objetos que fazem parte da área comum do prédio, como cortinas, tapetes, mesas, lustres e outros.

Cobertura opcional de Responsabilidade Civil é recomendada

Além disso, existe um tipo de cobertura adicional que se faz fundamental para a tranquilidade condominial: o Seguro de Responsabilidade Civil. Ele não se refere aos danos que a edificação possa sofrer, mas, sim, aos danos que possam ser causados a terceiros e que venham a ser de responsabilidade do condomínio.

Só um profissional especializado tem condições de avaliar as reais necessidades do condomínio e o valor correto do imóvel. Por esse motivo deve-se procurar uma Corretora de Seguros

Seja cauteloso no cumprimento da lei. Não hesite em proporcionar o melhor seguro para garantir tranquilidade para os seus condôminos.

Você ficou com alguma dúvida sobre o seguro condominial? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima!

No Comments

Postar Comentário

Converse conosco pelo Whatsapp
× Olá !! Precisa de ajuda ?