Como a divulgação digital pode alavancar os negócios da sua imobiliária?

Como a divulgação digital pode alavancar os negócios da sua imobiliária?

Vivemos em um momento em que a comunicação e as mudanças tecnológicas ajudam a criar inúmeras possibilidades de interação entre pessoas e empresas. Essa realidade  contribui para uma mudança identificada no comportamento do consumidor, que passou a ser mais criterioso, bem informado e exigente. Este novo perfil de consumidor não busca apenas satisfazer suas necessidades: ele procura por novas experiências, por encantamento e por valor agregado. Consumir deixou de ser uma atividade de caráter excepcionalmente funcional. Consumir virou também fonte para satisfação, felicidade e prazer.

Com isso, percebe-se o crescimento do meio digital nas estratégias de comunicação das empresas. O universo online expandiu-se e tomou grandes proporções. Hoje, vivemos na Sociedade da Informação , que comunica-se em rede e que utiliza as ferramentas digitais como propulsoras desse processo. O acesso à informação e ao consumo, em função das facilidades oferecidas pelo mundo digital, é muito mais prático e rápido. Ter o que se precisa, em instantes e sem precisar sair de casa é uma grande facilidade que valoriza um dos maiores ativos que temos: o nosso tempo.

Confira, a seguir, dicas de como a divulgação digital pode impulsionar o mundo dos negócios no segmento imobiliário:

Como a divulgação digital pode alavancar os negócios da sua imobiliária?

Marketing digital imobiliário

Para montar uma imobiliária de sucesso, destaca-se como uma das dicas fundamentais para este processo o investimento em divulgação digital. Para estas empresas, a consolidação de sua presença digital torna-se um excelente recurso para destaque no mercado. Hoje, não estar presente no ambiente online, isto é, não estar onde se encontra o seu cliente, pode comprometer os resultados e a sustentabilidade de seu negócio. O segmento imobiliário foi um dos que mais se transformou com a popularização da internet e de suas ferramentas digitais. Se há alguns anos a base das estratégias de marketing das imobiliárias eram os meios tradicionais e offline, hoje os canais online passaram a ganhar o foco, já que já fazem parte de 56% do processo de decisão dos clientes.

Sites imobiliários

Os sites imobiliários possuem grande poder de atração de potenciais clientes, mas para isso, alguns cuidados devem ser tomados. Desenvolver um site responsivo (que se adapte bem ao acesso via smartphone, tablet, smart TV, etc.), atrelado às redes sociais para facilitar o compartilhamento de seu conteúdo é um ótimo ponto de partida, uma vez que o uso de smartphones é cada vez maior no país, já sendo este o principal meio de acesso à internet.

Aposte também em um ambiente para simulação de orçamentos e condições de pagamento – isto pode definir o interesse do consumidor! Inserir imagens de qualidade e com boa resolução, que mostrem os imóveis por completo, como o fazem as imagens panorâmicas, também é fundamental para atrair o olhar e o interesse de potenciais clientes. De acordo com estudo, 82% das pessoas consideram muito útil ver fotos dos imóveis na internet.

É preciso também não descuidar das informações divulgadas no canal, elas devem ser detalhadas, precisas e atualizadas, esse é um fator essencial para 84% dos compradores de imóveis participantes de um estudo. Recursos interativos, como tour virtual pelos imóveis também podem ajudá-lo a impulsionar o seu negócio.

Blogs imobiliários

Hoje, para potencializar os resultados do negócio e aumentar a visibilidade da imobiliária diversas empresas do segmento estão lançando blogs próprios para compartilhar conteúdos exclusivos e relevantes para o seu público. Para que essa estratégia realmente atraia e engaje as pessoas a consultarem constantemente o conteúdo é importante que ele não seja apenas de cunho comercial. No caso de blogs imobiliários, é possível falar sobre assuntos correlatos e que ajudem o cliente, como por exemplo, decoração, planejamento de mudança, preparação do imóvel para locação e manutenção residencial.Como a divulgação digital pode alavancar os negócios da sua imobiliária?

E-commerce

Ao pensar em e-commerce (comércio eletrônico) é preciso desenvolver um olhar diferenciado. Entende-se que realizar a compra de um apartamento, casa, sala comercial, entre outros, por meios digitais ainda não é uma prática tão difundida no Brasil (na verdade, a legislação não permite que uma venda de imóvel ocorra 100% via internet), uma vez que esse é um investimento alto e que envolve muita análise e planejamento. Ao mesmo tempo, ter a informação disponível e o fácil acesso às oportunidades são formas de atrair o consumidor para uma posterior compra e boa parte do processo pode ocorrer mais facilmente no ambiente digital.

Apps de comunicação e atendentes virtuais

No universo digital, também é importante disponibilizar canais de contato em que os clientes possam tirar suas dúvidas e que o retorno seja imediato. Há opções de chats em tempo real ou mesmo de atendimento via aplicativos como o WhatsApp (que vem sendo usado por praticamente todos os consumidores desse segmento) ou de atendentes virtuais. O cliente precisa perceber esta abertura por parte da imobiliária e entender que ela está pronta a ajudá-lo de modo cômodo e ágil.

O cenário atual já demonstra que esses canais de interação digital serão essenciais para o fechamento de negócios também em um futuro próximo: há previsões de que até 2020: 80% do processo de vendas ocorra sem interação direta entre pessoas.

Redes sociais

As rede sociais estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. Elas são responsáveis não somente pela disseminação de conteúdo, como também pela possibilidade de engajamento. Redes sociais como o Facebook e o Instagram oferecem boas possibilidades para iniciar a presença digital de sua imobiliária, tendo recursos visuais e sociais que favorecem o compartilhamento e as indicações. O Facebook é a mídia social mais utilizada no Brasil, seguido pelo Instagram, conforme pesquisa da E.life.

O investimento em marketing digital é essencial para o desenvolvimento de negócios e não pode ser taxado meramente como uma ação complementar. O investimento deve ser planejado, estruturado a partir do perfil da empresa e trabalhado a partir dos recursos disponíveis. Ou seja, é um investimento de extrema importância para ajudar as imobiliárias a crescerem e impulsionarem seus negócios, uma vez que 80% dos compradores de imóveis estão utilizando ferramentas digitais para orientarem seu processo decisório.

Sua imobiliária já utiliza as ferramentas de divulgação digital em sua estratégia de negócios? Você ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe sua mensagem nos comentários!

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