O profissional de RH que todas as empresas buscam

O profissional de RH que todas as empresas buscam

A economia globalizada, o acirramento pela disputa dos mercados e a exigência por melhores resultados trouxeram profundas mudanças no perfil do profissional de Recursos Humanos desejado pelas empresas. Já vão longe os tempos em que bastava dominar processos burocráticos como folha de pagamento ou recrutamento e seleção. Hoje, busca-se um especialista que conheça a linguagem dos negócios, pense estrategicamente e atue em perfeita sintonia com a liderança das organizações.

A nova realidade vivida pelas empresas gerou outra mudança. Já não são apenas pedagogos e psicólogos que atuam em Recursos Humanos. Atualmente, administradores, advogados e engenheiros ocupam posições de destaque na área. No entanto, todos eles aliam algumas características indispensáveis para quem busca consolidar uma carreira em RH: capacidade de análise do negócio da organização, conhecimento em outras áreas, foco em resultados e habilidade de negociação.

Profissional especializado

As empresas buscam contratar profissionais de RH que trabalhem de forma integrada a gestão de pessoas, percepção das rápidas transformações do mercado de trabalho – e, consequentemente, das profissões –,  administração de carreira e salários, além de atuar com visão estratégica. Nesse sentido, um executivo da área precisa ter uma formação sólida e encarar a atualização profissional como um pré-requisito para o seu desenvolvimento profissional.

O processo de atualização do profissional de RH passa, inicialmente, pela identificação de possíveis lacunas. Ele deve buscar sólida formação nas áreas de gestão de pessoas, negócios, finanças e administração. Participação em fóruns de discussão, cursos de MBA, seminários e palestras ajudam a manter-se em dia com as rápidas mudanças no cenário empresarial. Outro fator importante é a permanente troca de experiências com outros profissionais. Investir na carreira significa capacitar-se para atender às demandas de um mundo corporativo cada vez mais exigente.

Atuação estratégica

As grandes organizações buscam profissionais de Recursos Humanos capazes de agir de forma estratégica. Afinal de contas, as atribuições do executivo de RH englobam um conjunto de tarefas fundamentais para o desempenho da empresa. Cabe a ele coordenar e desenvolver estratégias de atuação e de trabalho para todos os colaboradores.

Em paralelo, o profissional precisa dar conta de questões como o bem-estar dos funcionários, cumprimento de direitos previstos na legislação trabalhista, pagamento de contribuições, recrutamento e seleção de pessoal, além de todos os trâmites que envolvem a demissão de um empregado.

Experiência em alta

Qualquer falha na condução da política de Recursos Humanos pode representar perdas para a empresa. E isso não se refere apenas a prejuízos financeiros. Muitas vezes, a imagem da organização fica comprometida por conta de uma ação mal implementada ou por uma política de RH fora de sintonia com os valores da empresa.

Para tornar a área de RH menos suscetível a falhas, as empresas apostam na contratação de especialistas com vasta experiência. A preferência é por analistas de departamento pessoal e de remuneração sênior. Esta tendência do mercado revela a preocupação das organizações em garantir a gestão eficiente de uma área tão sensível no mundo corporativo.

Para o profissional de Recursos Humanos que deseja se destacar no mercado e atrair a atenção das empresas, o caminho é longo. Sólida formação, atualização permanente e visão estratégica formam o tripé que sustenta uma carreira bem-sucedida. Nessa área, não há espaço para quem não se prepara de forma adequada.

Quer saber mais sobre questões ligadas à carreira do profissional de RH? Entre em contato conosco ou deixe aqui a sua opinião.

 

No Comments

Postar Comentário

× Atendimento (Whats)