Como funciona o pagamento de sinistro no seguro imobiliário?

" atributo alt= como calcular o valor do sinistro

Como funciona o pagamento de sinistro no seguro imobiliário?

Muitas pessoas estão se interessando pelo seguro imobiliário, principalmente pelas vantagens que ele oferece e pela cobertura diferenciada em caso de sinistro. Afinal, com ele, será possível ficar assegurado caso ocorra algo com o seu imóvel.

Além de conhecer um pouco mais sobre o seguro imobiliário, também é interessante descobrir como funciona o seu pagamento quando ocorre um sinistro e compreender todos os seus direitos. E é justamente isso que você irá aprender neste artigo.

Portanto, a seguir, descubra um pouco mais a respeito do seguro imobiliário, que irá proteger o seu bem de diversos tipos de imprevistos, fazendo com que você não tenha problemas caso o pior aconteça.

O que é e como funciona o seguro imobiliário

De maneira geral, o seguro imobiliário irá proteger o seu patrimônio, tanto na estrutura física como também poderá assegurar o que está dentro dele, como aparelho de televisão, mesa, cadeira, estrutura elétrica, entre outros. Isso irá depender dos itens que você deseja assegurar na sua apólice.

Um seguro imobiliário básico, por exemplo, irá cobrir danos em caso de incêndio, queda de raio ou explosão. Ele serve tanto para casas quanto para apartamentos e será calculado a partir do valor do imóvel e de uma estimativa de custo dos bens que o integram.

Além do seguro imobiliário básico, é possível contratar outros tipos de coberturas. As mais comuns são coberturas contra danos elétricos, roubo, vendaval e responsabilidade civil.

A responsabilidade civil diz respeito a algo que estava sobre sua responsabilidade e causou danos a outro (como ocorre no seguro automotivo). Por exemplo, se o seu cachorro foge de casa e machuca alguém ou se uma reforma realizada em seu imóvel afetar o vizinho de alguma maneira.

Portanto, o seguro imobiliário irá assegurar o seu imóvel de diversos tipos de sinistros que possam ocorrer. Além disso, existem alguns seguros que contam com assistências 24 horas, referente a serviços de chaveiro, encanador, eletricista, entre outros.

O que você deve fazer em caso de sinistro

O termo sinistro é utilizado pelas seguradoras para designar todo tipo de ocorrência prevista no contrato de seguro, sendo geralmente de natureza súbita, involuntária e imprevista. Ou seja, são os acidentes e imprevistos que podem ocorrer com seu imóvel. Ele está relacionado a um evento que causou algum dano, perda ou prejuízo sobre aquilo que foi contratado.

No caso de sinistro, portanto, a primeira ação é a de avisar imediatamente a sua seguradora. Será preciso informar a respeito do ocorrido, além de comunicar sobre qualquer modificação realizada após a ocorrência do sinistro.

No seguro imobiliário, é fundamental que você, por exemplo, não troque a chave de casa, caso tenha sofrido um roubo por arrombamento antes de o funcionário da seguradora chegar. Caso isso ocorra, você poderá eliminar uma das provas de que você foi roubado, dificultando o processo.

Se você fizer alguma modificação nesse sentido, é fundamental informar a seguradora no ato, para evitar qualquer problema ou mal-entendido.

Passo a passo para receber a indenização em caso de sinistro

De maneira geral, a indenização pode ocorrer por meio da reparação dos danos, reposição do bem por outro da mesma espécie ou em dinheiro. Após o cliente avisar a seguradora a respeito do sinistro, ela irá avaliar o ocorrido e, então, irá realizar a indenização devida de acordo com cada caso.

Em média, a indenização é paga em 30 dias após a entrega de toda a documentação. Para isso, tanto o cliente quanto a seguradora precisam manter um bom canal de comunicação, em que cada um deve realizar a sua responsabilidade para esclarecer os acontecimentos. Esse é um ponto fundamental de ser avaliado no momento de sua seguradora.

Portanto, essa é a forma como funciona o pagamento no caso do seguro imobiliário, que irá assegurar o seu imóvel de diversas maneiras, fazendo com que você possa lidar com os diversos imprevistos que possam ocorrer.

E você, ficou com alguma dúvida sobre como funciona o pagamento de sinistro no seguro imobiliário?Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

No Comments

Postar Comentário

× Atendimento (Whats)