Você conhece as prioridades dos funcionários da sua empresa?

" atributo alt= prioridades dos funcionários "

Você conhece as prioridades dos funcionários da sua empresa?

Certamente, todo profissional de RH deseja contar com um quadro de colaboradores altamente motivados e engajados com os objetivos do negócio, não é mesmo? A chave para obter esses resultados é conhecer as prioridades dos funcionários da sua empresa. Somente assim é possível adotar estratégias que irão despertar em cada um o desejo de dar o seu melhor cotidianamente.

Já não é novidade que o salário não é o fator que mais pesa na hora de um profissional optar por uma vaga ou trocar de empresa. Especialmente se considerarmos os novos membros do mercado de trabalho, os Millennials, que estão muito mais interessados em desafios e aspectos relacionados com o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Cada vez mais, os profissionais querem ser reconhecidos e valorizados pela qualidade da função que exercem. E as empresas devem estar dispostas a investir no seu bem mais precioso: as pessoas.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é conhecendo as prioridades dos funcionários, e é exatamente sobre isso que falaremos no post de hoje. Confira, a seguir, o que preparamos para você!

1. Plano de Saúde é uma das maiores prioridades dos funcionários

Pesquisas indicam que o plano de saúde é o benefício preferido dos colaboradores. Para 74,6% dos brasileiros, essa é a prioridade que mais impacta na hora de escolher uma vaga.

Esse número reflete a importância de oferecer amparo aos colaboradores. O atendimento médico público pode ser desanimador em virtude da precariedade das instalações, da burocracia, da baixa qualidade dos serviços e da demora do atendimento.

Por isso, o plano de saúde representa uma segurança, já que, em caso de emergência, os colaboradores sabem que receberão um atendimento mais qualificado, ágil e eficaz.

Além disso, esse benefício também oferece muitas vantagens para as empresas. Já que é possível promover um trabalho de conscientização e bem-estar para que as equipes façam acompanhamentos preventivos e tenham mais saúde e disposição, aumentando o rendimento e a qualidade das atividades, diminuindo o número de afastamentos.

2. Horário flexível

Quando falamos de prioridades dos funcionários, nem tudo gira em torno do dinheiro. Existem alternativas para aumentar a satisfação dos grupos, como oferecer benefícios não tradicionais.

E um dos que tem conquistado cada vez mais fãs é o horário flexível. Sabe aquela sensação de ficar contando os minutos para fechar o horário do ponto? Que tal substituí-la pela possibilidade de um horário diferenciado para que o colaborador possa levar seu filho para a escola? Ou, então, compensar horas durante a semana para que a equipe possa sair mais cedo na sexta-feira?

Outra possibilidade é a prática do home office. Nessa modalidade, os colaboradores podem trabalhar remotamente. As atividades são realizadas sem a necessidade de frequentar diariamente a sede da empresa, permitindo o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Esses pequenos ajustes influenciam diretamente na motivação das equipes.

3. Empoderamento

Ter autonomia e trabalhar com um propósito claro também são prioridades dos funcionários: empoderar as equipes é mostrar que o trabalho de cada um é importante e que faz parte de uma causa maior.

Para isso, é essencial dar abertura para que todos se expressem, definir metas em conjunto, dar liberdade na tomada de decisões e incentivar a inovação. Essa, na verdade é uma das principais prioridades dos funcionários: cerca de 80% dos participantes de um estudo afirmaram ser fundamental para sua satisfação que seu líder ouça respeitosamente suas ideias.

Essas formas de incentivos não financeiros são altamente motivadoras, pois aumentam o sentimento de respeito, de inclusão e de valorização.

Estímulos financeiros, como bônus e aumentos salariais, certamente, são importantes -mas, em tempos de instabilidade econômica, não são tão simples de serem concedidos. O empoderamento e o reconhecimento das equipes são excelentes estímulos que potencializam o desempenho de todos na busca da melhoria e desenvolvimento contínuos.

A humanidade está em constante evolução. Os interesses e as motivações do passado podem estar em desuso. Por esse motivo, os profissionais de RH devem monitorar fatores, como clima organizacional e conhecer as prioridades dos funcionários da sua empresa para oferecer benefícios compatíveis e que agreguem na satisfação e na produtividade do grupo.

Essa prática é uma estratégia de negócio que traz resultados, afinal, colaboradores engajados e motivados produzem mais e melhor.

E você, conhece as prioridades dos funcionários da sua empresa? Tem alguma dica para compartilhar? Deixe um comentário e até a próxima. 

No Comments

Postar Comentário

Converse conosco pelo Whatsapp
× Olá !! Precisa de ajuda ?