Quais são os cuidados essenciais ao contratar o seguro condomínio?

Quais são os cuidados essenciais ao contratar o seguro condomínio?

14A contratação de um seguro para o condomínio é algo fundamental e que deve ser pensado desde o momento em que o imóvel adquire o habite-se. O ideal é que o primeiro seguro seja contratado até no máximo 120 dias após da concessão do certificado de conclusão da obra.

É de extrema importância que, tão logo o imóvel seja ocupado, esse seguro já seja contratado por uma questão de segurança, inclusive dos condôminos, que terão cobertura em caso de situações adversas como um desabamento, um incêndio, uma colisão de avião, entre outros imprevistos que podem causar algum dano material.

Tanto a lei 4591, que trata sobre condomínios, quanto o Novo Código Civil apresentam a obrigatoriedade da contratação de um seguro que cubra toda a edificação para quaisquer incidentes que possam causar destruição, seja ela total ou parcial. No entanto, para que esse contrato realmente possa proporcionar tranquilidade a todos, é muito importante prestar atenção aos cuidados essenciais ao contratar seguro condomínio. Confira-os a seguir.

Escolha da corretora de seguros

Como este é um assunto sério, que lida com a vida de muitas pessoas é necessário ser bastante criterioso quanto à escolha da empresa que irá oferecer esse serviço ao seu condomínio. Avalie bem a corretora de seguros escolhida, busque referências, veja que condomínios ela atende e se há uma boa avaliação de seu atendimento. Veja, ainda se ela oferece um serviço personalizado, de acordo com as necessidades de seu condomínio.

Avaliação dos tipos de seguro condomínio

Esse é um dos cuidados fundamentais que se deve ter ao contratar um seguro condomínio. Atualmente, são oferecidas a cobertura simples, que protege o condomínio até um determinado limite e a ampla, que está em conformidade com a atual legislação, cobrindo qualquer sinistro que possa causar algum dano material ao prédio.

Atendimento às necessidades de todos

Este é um dos pontos mais delicados ao contratar um seguro condomínio, uma vez que as escolhas feitas refletirão na vida de dezenas ou mesmo centenas de pessoas.

O seguro de um condomínio deve ser visto como um investimento, algo que dará segurança a quem possuí um imóvel naquele local. Por isto, se algo acontecer e o seguro não estiver em dia ou bem administrado, poderá haver um problema de grandes dimensões para os condôminos. Dessa forma, esse seguro funciona como uma espécie de segurança financeira para o prédio, para os condôminos e para o síndico.

Não esqueça de que o barato pode sair caro e que, muitas vezes, trabalhar com a prevenção de problemas é melhor do que deixar que o inesperado aconteça. Por isso, é necessário encontrar uma solução que seja adequada a todas e que caiba no orçamento disponível, sem descuidar da qualidade e aderência do seguro às demandas do condomínio. Lembre-se de que a sua vida e a de outras pessoas poderão estar em jogo.

Total atenção ao que está sendo contratado

Um dos cuidados essenciais ao contratar o seguro condomínio é entender bem o que se está adquirindo. Tanto o síndico quanto os condôminos devem ler o contrato com atenção para saberem em que casos poderão acionar, futuramente, o seguro. Tendo ciência do que está sendo contratado, consequentemente, todos terão maior segurança sobre a escolha.

Informe-se sobre a renovação

Por fim, é importante também informar-se sobre como ocorre a renovação do contrato de seguro. É preciso observar a data de término do contrato e ter em mente quando ele deverá ser renovado. Isso será importante, inclusive, para manter o orçamento do condomínio dentro do estipulado.

Seu prédio já possui seguro condomínio? Você ficou com alguma dúvida sobre esse tema? Deixe sua mensagem nos comentários!

No Comments

Postar Comentário