4 dicas de recrutamento e seleção em pequenas empresas

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4 dicas de recrutamento e seleção em pequenas empresas

A contratação de bons funcionários é uma das formas mais eficazes de aumentar a produtividade e o rendimento de uma empresa de pequeno porte. No entanto, o processo de recrutamento e seleção em empresas de pequeno porte nem sempre é tão fácil – e isso se aplica mesmo para os profissionais de profissionais de recursos humanos.

Para ajudá-lo com o seu processo de recrutamento e seleção, listaremos, a seguir, 4 dicas práticas para ajudar na contratação de profissionais para pequenas empresas. Acompanhe!

1. Defina bem a vaga em questão

Para o que exatamente você está contratando alguém e que tipo de habilidades essa pessoa precisa apresentar para obter sucesso? Entender isso antes de ir atrás dos candidatos permite que você se concentre em onde o seu negócio precisa de ajuda adicional para seu crescimento.

Sem este tipo de foco, os proprietários de pequenas empresas podem esperar que os novos empregados preencham todas as lacunas do negócio – mesmo sem serem qualificados para isso, buscando um “super candidato” irreal, o que prejudicará seu processo de recrutamento e seleção.

Para ajudá-lo a ser objetivo, utilize uma lista de tarefas inerentes ao cargo como ponto de partida para criar a descrição de trabalho da vaga.

Depois de ter estabelecido o trabalho e suas funções, você pode criar o critério de seleção. O critério de seleção é uma lista de verificação das qualidades básicas que seu novo funcionário precisará ter para o cargo. Isso pode vir na forma de experiência anterior, certo grau escolar ou disponibilidade para viagens, por exemplo.

2. Saiba procurar a pessoa certa para o cargo

Agora que você sabe o tipo de pessoa que está procurando, o próximo passo é anunciar a vaga. Ao anunciar o cargo, é essencial que você tenha como alvo apenas as pessoas com o perfil almejado.

O anúncio da vaga é feito por meio do job description, que é a divulgação da vaga de emprego voltada a atrair os candidatos certos para o processo seletivo em empresas de pequeno porte.

No job description, fale claramente e sem exageros sobre os critérios e as responsabilidades do cargo em questão. É importante também descrever sua empresa de modo atrativo, para conquistar a atenção e o interesse de seu candidato. Nesse momento, os benefícios oferecidos podem ser um bom argumento para diferenciar a sua vaga das demais.

Na sua publicação, evite generalizações, simplificações ou exageros. Utilize linguagem simples e clara.

Se você está procurando trabalho flexível e de curto prazo, por que não considerar estudantes universitários? Eles têm conhecimento, tempo livre e, muitas vezes, estão sedentos por qualquer experiência que possam ter em suas mãos para demonstrar seu potencial.

Uma boa opção é publicar sobre a vaga em redes sociais como Facebook ou LinkedIn. Além disso, ter a sua atual equipe envolvida no processo de seleção ajudará o novo funcionário a entrar na sua empresa com mais facilidade. Afinal, ninguém sabe tanto sobre o seu negócio e as rotinas operacionais quanto os seus próprios funcionários.

3. Conduza uma boa entrevista

Online ou presencial, esteja pronto para conduzir a entrevista como um verdadeiro profissional. Isso significa ter feito a sua pesquisa sobre o candidato e ter perguntas preparadas. Você pode querer perguntar ao candidato quando ele demonstrou uma habilidade que é importante para o trabalho que você está oferecendo ou o que o faz pensar que ele se encaixa no critério do trabalho, por exemplo.

Mostrar-se sempre com uma atitude positiva e respeitosa também é fundamental. Lembre-se de que o candidato também está comparando você e avaliando se ele realmente quer trabalhar para a sua empresa. Por isso, não se esqueça de explicar o que você e a sua empresa são – ou seja, sutilmente vender sua proposta e demonstrar porque sua vaga é ideal para o candidato (se realmente for o caso).

Bem como o trabalho formal, uma grande parte da entrevista deverá ser sobre questões relacionadas à personalidade do candidato e se ela irá se encaixar bem com o restante da sua equipe.

Você pode querer fazer algumas perguntas sobre a vida pessoal dos candidatos para obter uma compreensão mais integral deles – é possível que eles não tenham respostas predeterminadas para este tipo de pergunta, então é uma grande chance de ver como eles realmente pensam por eles mesmos e reagem a uma situação inesperada.

Em todos os contatos com os candidatos, seja o mais transparente possível, fale sobre os possíveis desafios que o seu negócio enfrenta, estabeleça expectativas realistas e mostre a cultura e os valores da empresa.

Isso fará com que você atraia apenas os candidatos certos para sua vaga e evitará que você selecione alguém que, por ter criado expectativas fora da realidade organizacional, já nos primeiros dias ou semanas abandone sua empresa e eleve suas taxas e custos com turnover.

4. Forneça o treinamento adequado ao novo contratado

Uma vez que você encontrou o seu colaborador ideal, é hora de começar efetivamente o trabalho. A forma com que o novo funcionário é treinado e integrado à empresa irá definir o tom de trabalho que ele terá com você para o resto de sua vida profissional.

Se isso significa ter você ou outro funcionário trabalhando com essa pessoa diretamente durante o dia todo ou por dois dias, que assim seja. Você só terá uma oportunidade de treinar alguém e inseri-lo corretamente no ambiente da sua empresa, portanto, faça isso corretamente. Os frutos desse investimento serão constantes no futuro.

Conforme o especialista em recursos humanos Idalberto Chiavenato, atualmente “a base da excelência organizacional passou a ser o elemento humano”. Por isso, o processo de recrutamento e seleção em pequenas empresas torna-se um diferencial estratégico para o negócio.

Como está o processo de recrutamento e seleção na sua empresa? Gostou de nossas dicas? Precisa de alguma ajuda? Deixe sua mensagem nos comentários!

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