Como promover a retenção de talentos sem aumentar o salário?

Como promover a retenção de talentos sem aumentar o salário?

Promover a retenção de talentos é uma preocupação constante de quem atua no setor de recursos humanos de uma empresa, já que a perda de um profissional diferenciado pode modificar todo o esquema de uma companhia, gerando custos com a troca, formação e adaptação de um novo colaborador. Tudo isso, pode reduzir a produtividade da empresa, a qualidade do produto ou serviço e, até mesmo, o clima organizacional.

Pensando que o funcionário é o ativo central de uma empresa, e que promover a retenção de talentos é fundamental para manter a operação das organizações, no post de hoje, preparamos dicas importantes para manter uma equipe que está gerando bons resultados para o negócio. Confira!

1. Ofereça um plano de carreira

O plano de carreira é sempre atrativo na tentativa de promover a retenção de talentos. Quando um profissional começa sua trajetória em uma empresa e sabe o caminho que pode percorrer dentro dessa organização, ele se sente motivado e valorizado.

O plano de carreira determina as competências necessárias para cada posição hierárquica e, também, qual é a expectativa da empresa em relação a cada cargo. Ele, de certa forma, faz com que o colaborador se sinta valorizado, tendo em vista que ele sabe que, se desenvolver um bom trabalho, vai ter a possibilidade de crescer dentro da organização.

No plano de carreira, é preciso prever não apenas a ascensão de cargos, mas, também, uma atualização salarial, pois a remuneração incompatível é um dos principais motivos para o desejo de mudança de emprego dos funcionários.

2. Promova um bom clima organizacional

Um bom clima organizacional tem um peso importante para promover a retenção de talentos, e é importante que o Departamento de Recursos Humanos esteja atento a isso.

Manter na empresa um ambiente agradável, juntamente com uma boa perspectiva de plano de carreira, pode fazer toda a diferença no momento em que um talento recebe uma proposta de outra empresa.

Além disso, o famoso “climão” também impacta negativamente na produtividade não apenas de um colaborador, mas de todo o time, o que, no pior cenário, pode levar diversos talentos a baterem à porta da concorrência.

3. Delegue autoridade para seu funcionário

Fazer com que o profissional também se sinta responsável pelos resultados obtidos, além de ser muito importante para conquistar bons resultados, ainda auxilia a promover a retenção de talentos.

O empoderamento de um bom profissional faz com que ele se sinta importante e, com isso, tenha mais vontade de fazer um bom trabalho e motivação para a consequente busca por bons resultados.

Mostrar a ele que a empresa confia e valoriza a sua capacidade e lhe dá o poder de decisão é fundamental para que o profissional se sinta engajado e, mais que isso, queira permanecer na empresa.

4. Para promover a retenção de talentos, estimule a formação do profissional

A empresa precisa mostrar que se preocupa com a qualificação e o desenvolvimento do seu funcionário. Esta é mais uma forma de promover a retenção de talentos.

Há diversas maneiras de incentivar a capacitação dos colaboradores. Ela pode ser feita internamente, a partir de formações criadas dentro da empresa, seja para uma prática específica ou para lidar com uma nova ferramenta, por exemplo. Pode, ainda, ser ofertada mediante convênio da organização com centros de qualificação que ofereçam aos funcionários desconto, bolsa ou algum tipo de benefício.

5. Dar bonificações

Ter uma política de bonificação na empresa, além de servir de estimulo para que o funcionário produza mais e melhor, também é uma forma de promover a retenção de talentos.

A bonificação é um sistema de recompensa por metas alcançadas. Trata-se de um pagamento extra-salarial e, em algumas empresas, é um diferencial para manter os times engajados.

Geralmente, o valor da bonificação é definido como uma porcentagem do salário anual. Ela pode ser concedida somente aos níveis mais altos da sua estrutura organizacional, embora seja uma prática comum nas empresas com altos índices de retenção de talentos dar a todos os funcionários o mesmo bônus, proporcional às metas individuais.

6. Estimular o engajamento

Para promover a retenção de talentos, é necessário mais do que oferecer remuneração e benefícios básicos. É preciso fazer com que o colaborador se sinta importante e perceba o valor de seu trabalho.

O funcionário deve ter a percepção de que há a preocupação do líder e da organização com as pessoas que trabalham na empresa. Além disso, o ambiente deve passar confiança para o colaborador, e ele precisa perceber um senso de justiça, em especial na política de Recursos Humanos

Tendo esses três elementos, é possível ter profissionais mais engajados com a organização, vestindo a camiseta e se sentindo, além de parte integrante, donos da empresa.

7. Forneça feedback

Pode parecer algo muito simples – e, de fato, é! Ter líderes abertos ao diálogo, que constantemente conversam com sua equipe, fazem elogios sinceros, promovem ajustes para que seu time conquiste as metas pode fazer a diferença para promover a retenção de talentos.

Conforme estudo, o feedback regular gera diminuição de 14,9% nas taxas de rotatividade das empresas.

E então, ficou com alguma dúvida do que é preciso para promover a retenção de talentos? Tem alguma dica complementar para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários e continue aprendendo sobre o tema, no nosso post sobre como os benefícios oferecidos aos colaboradores impactam na retenção de talentos.

No Comments

Postar Comentário