14 nov Quais são os cuidados essenciais ao contratar o seguro condomínio?
A contratação do seguro de condomínio é algo fundamental, e deve ser considerado no momento da compra do seu imóvel. O ideal é que o primeiro seguro seja contratado até no máximo 120 dias após da concessão do certificado de conclusão da obra.
É de extrema importância que, tão logo o imóvel seja ocupado, esse seguro já seja contratado. Se trata de uma questão de segurança, inclusive dos condôminos, que terão cobertura em caso de situações adversas. Essas situações englobam desabamento, incêndio, colisão de avião, entre outros imprevistos que podem causar algum dano material.
Tanto a lei 4591, que trata sobre condomínios, quanto o Novo Código Civil falam sobre a obrigatoriedade do seguro. Elas mencionam a contratação de um seguro que cubra toda a edificação para quaisquer incidentes que possam causar destruição, seja ela total ou parcial. No entanto, para que esse contrato realmente possa proporcionar tranquilidade a todos, é muito importante prestar atenção aos cuidados essenciais ao contratar seguro condomínio.
Escolha da corretora de seguros
Como este é um assunto sério, que lida com a vida de muitas pessoas, é necessário ser bastante criterioso ao escolher uma corretora. Avalie bem a corretora de seguros escolhida, busque referências, veja quais condomínios ela atende e se há uma boa avaliação de seu atendimento. Veja, ainda se ela oferece um serviço personalizado, de acordo com as necessidades de seu condomínio.
Avaliação dos tipos de seguro de condomínio
Esse é um dos cuidados fundamentais que se deve ter ao contratar um seguro condomínio. Atualmente, são oferecidos dois tipos de cobertura: simples e ampla. A cobertura simples protege até um determinado limite, todavia a cobertura ampla ampara qualquer sinistro que possa causar algum dano material ao prédio.
Atendimento às necessidades de todos
Este é um dos pontos mais delicados ao contratar um seguro condomínio, uma vez que as escolhas feitas refletirão na vida de dezenas ou mesmo centenas de pessoas.
O seguro de um condomínio deve ser visto como um investimento, algo que dará segurança a quem possuí um imóvel naquele local. Por isto, se algo acontecer e o seguro não estiver em dia ou bem administrado, poderá haver um problema de grandes dimensões para os condôminos. Dessa forma, esse seguro funciona como uma espécie de segurança financeira para o prédio, para os condôminos e para o síndico.
Não esqueça de que o barato pode sair caro. Mutas vezes, trabalhar com a prevenção de problemas é melhor do que deixar que o inesperado aconteça. Por isso, é necessário encontrar uma solução que seja adequada a todas, e que caiba no orçamento disponível. Lembre-se de que a sua vida e a de outras pessoas poderão estar em jogo.
Total atenção ao que está sendo contratado
Um dos cuidados essenciais ao contratar o seguro de condomínio é entender bem o que se está adquirindo. Tanto o síndico quanto os condôminos devem ler o contrato com atenção, assim poderão saber quando acionar, futuramente, o seguro. Tendo ciência do que está sendo contratado, consequentemente, todos terão maior segurança sobre a escolha.
Informe-se sobre a renovação
Por fim, é importante também informar-se sobre como ocorre a renovação do contrato de seguro. É preciso observar a data de término do contrato e ter em mente quando ele deverá ser renovado. Isso será importante, inclusive, para manter o orçamento do condomínio dentro do estipulado.
Seu prédio já possui seguro de condomínio? Você ficou com alguma dúvida sobre esse tema? Deixe sua mensagem nos comentários!
Solicite uma cotação de Seguro de Condomínio!
No Comments