Seguro imobiliário: você sabe como ele funciona?

" atributo alt= tirando dúvidas do seguro residencial"

Seguro imobiliário: você sabe como ele funciona?

Os seguros estão ficando cada vez mais necessários nos dias de hoje, independentemente do seu tipo de cobertura. Mas, o que está em alta no momento é o seguro imobiliário, principalmente em função das vantagens que ele oferece.

De maneira geral, o seguro imobiliário serve tanto para um imóvel próprio e já quitado,  quanto para um que você acabou de financiar ou até mesmo para o imóvel que você está alugando para outros atualmente. Dessa forma, você poderá proteger o seu imóvel da melhor maneira possível e em diversas condições.

Além disso, o seguro imobiliário oferece diversos benefícios, pois o seu imóvel ficará protegido em casos de possíveis prejuízos causados por incêndios, explosões, danos elétricos, danos causados por impactos, raios, vendavais entre outros diversos fatores.

Nos casos de imóvel financiado, a própria financiadora também tem benefícios. Afinal, ela fica protegida de prejuízos ao financiar um imóvel em caso de morte ou invalidez do responsável pelo pagamento das parcelas, pois o seguro indeniza a instituição nesse tipo de caso.

Portanto, esse é um tipo de seguro que irá trazer vantagens significativas para todos os contratos de imóvel, seja na hora de financiar, alugar ou até mesmo de proteger um bem seu.

A seguir, entenda melhor como funciona o seguro imobiliário. Acompanhe!

O seguro imobiliário

Na hora da compra de um imóvel, a própria instituição financeira responsável pela venda já oferece um seguro com dois tipos de cobertura para o imóvel, que é a cobertura para Danos Físicos ao Imóvel (DFI) e a cobertura para Morte ou Invalidez Permanente do Mutuário (MIP).

A cobertura para Danos Físicos ao Imóvel (DFI) cobre o imóvel tanto em casos de incêndio como em caso de explosão, impacto, queda de raios, alagamento, destelhamento, desmoronamento e outros acidentes que possam resultar em um dano físico ao imóvel.

Assim, a indenização paga pelo seguro, em caso de acidentes, será no valor exato para a reparação do imóvel, assegurando que o seu bem fique nas mesmas condições de antes do ocorrido.

Já a cobertura por Morte ou Invalidez Permanente do Mutuário (MIP) irá proteger tanto a sua família quanto a própria financiadora em caso de morte ou invalidez permanente do responsável pelo pagamento do imóvel.

Esse seguro irá cobrir o saldo devedor restante do imóvel, com a quitação da dívida, fazendo com que sua família não tenha de arcar com a dívida. Entretanto, no caso de o imóvel ter sido financiado com a renda de mais de uma pessoa e um dos dois vier a falecer ou sofrer invalidez permanente, o seguro irá quitar a parte referente à dessa pessoa.

Os tipos de coberturas no seguro imobiliário

A cobertura básica do seguro imobiliário cobre o imóvel em caso de incêndio, explosão e raios. Mas, além da cobertura básica, é possível contratar a cobertura adicional.

Dentre as coberturas adicionais, você poderá contratar, por exemplo, cobertura aos danos elétricos, alagamentos e inundações, pagamento de aluguel em caso de desabrigo, vidros, espelhos e letreiros luminosos, impacto de veículos e vendaval ou granizo, entre outros.

Ou seja, existem diversos tipos de coberturas adicionais que podem ser contratados, de acordo com a necessidade do imóvel e com a realidade em que ele se encontra.

Como contratar o seguro imobiliário?

O seguro imobiliário poderá ser contratado no momento do financiamento, seja na cobertura básica ou com as coberturas adicionais ou também pode ser contratado posteriormente. Para isso, será necessário entrar em contato com a seguradora.

Assim, ela irá passar todas as condições necessárias para que você adquira o seguro imobiliário, fazendo com que você encontre a melhor apólice de seguro, de acordo com as suas necessidades.

Portanto, com o seguro imobiliário, será possível garantir a segurança do seu bem, tendo a certeza de que você não irá ter problemas caso algum imprevisto ocorra. Por isso, é tão fundamental ter um seguro imobiliário.

Ficou com alguma dúvida sobre o seguro imobiliário? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima!

No Comments

Postar Comentário

Converse conosco pelo Whatsapp
× Olá !! Precisa de ajuda ?