Seguro de vida empresarial: como escolher?

Seguro de vida empresarial: como escolher?

O seguro de vida empresarial é uma proteção em grupo contratada pela empresa, junto a uma seguradora, com o objetivo de garantir proteção financeira para funcionários, sócios e executivos de uma determinada organização.

Dessa forma, o seguro de vida empresarial é bastante importante, uma vez que assegura às famílias dos funcionários uma tranquilidade financeira no caso de o empregado vir a falecer ou, por motivo de doença, apresentar problemas para seguir provendo a família.

A indenização é prestada nos primeiros anos, permitindo, desta forma, que os familiares se recuperem da perda. No entanto, é preciso atentar-se, pois o dinheiro do seguro de vida empresarial não pode ser utilizado para pagamento de dívidas, seu destino deve ser o pagamento de despesas.

A seguir, saiba mais sobre os benefícios e as coberturas e veja dicas de como escolher o melhor seguro de vida empresarial. Acompanhe.

Benefícios do seguro de vida empresarial

O seguro de vida empresarial tem como principal benefício a tranquilidade que é oferecida, tanto para o colaborador quanto para a empresa, já que os planos são acessíveis e variam de acordo com a idade do funcionário, quantidade de coberturas acessórias e o valor da indenização escolhida.

Trata-se de um serviço com contrato transparente: os colaboradores recebem certificados individuais com os detalhes desse benefício.

Para as empresas, o serviço agrega um benefício quanto à retenção de talentos e à elevação da produtividade das equipes, que sentem-se mais seguras quanto à proteção a seus familiares.

Ainda, como vantagem, caso sua organização seja optante pelo Lucro Real, há a possibilidade de dedução do Imposto de Renda para os pagamentos referentes a esse serviço.

Principais coberturas do seguro de vida empresarial

Além da apólice básica, que cobre morte natural ou acidental, há diversas outras coberturas adicionais. Assim, na hora de definir a melhor opção, é importante conhecer as principais coberturas oferecidas.

  • Assistência emergencial: útil em casos de viagem  nacional ou internacional do colaborador.
  • Despesas médico-odontológicas: pode ser utilizada nos casos de acidente com o segurado.
  • Adiantamento do prêmio em vida: essa cobertura serve para empregados que adquiriram o seguro e posteriormente vieram a descobrir algum tipo de doença crônica ou até terminal. Nesse caso, o colaborador poderá antecipar o valor da indenização prevista na apólice do seguro ainda em vida.
  • Incapacidade temporária por acidente: outra cobertura bem importante diz respeito ao caso de afastamento temporário do trabalho. O seguro de vida empresarial garante ao colaborador uma renda diária, caso ele sofra um acidente que o afaste do trabalho.
  • Assistência funeral: assistência funeral está entre as coberturas oferecidas pelo seguro de vida empresarial. Ela está disponível em um eventual falecimento auxiliando nos tramites burocráticos e custos de funeral, dando tranquilidade para a família, que não precisará se preocupar com essas providências.

O que avaliar no momento da escolha?

Apesar de todos os benefícios já listados, é preciso fazer uma avaliação precisa na hora da escolha do seguro de vida empresarial. Para isso, é preciso mapear as necessidades a serem supridas e elencar as características desejáveis na prestação do serviço.

Além disso, é preciso ter clara a definição dos funcionários que serão contemplados com o seguro de vida empresarial. A partir disso, é preciso decidir:

  • A regra para o capital segurado: igual para todos os funcionários? Variável por salário?
  • Seleção das coberturas.
  • Prazo de vigência da apólice.
  • Carência do seguro de vida para acionamento de coberturas.

Em termos de custos para a empresa, vale ressaltar que quanto mais funcionários beneficiados, melhores as condições de valores. Lembrando de que independentemente do número de colaboradores, influenciam no cálculo a idade dos funcionários, gênero, faixas salariais e tipo de ocupação. O cálculo do seguro de vida empresarial é feito com base na média de todos esses itens.

Contratar especialistas no ramo para fazer esse estudo e dar orientações também é fundamental para que o serviço oferecido aos funcionários seja, de fato, qualificado e feito sob medida para a sua empresa.

Ficou com alguma dúvida sobre o seguro de vida empresarial? Deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato conosco. Até a próxima!

No Comments

Postar Comentário