Titulo de Capitalização para aluguel saiba as vantagens e desvantagens.

Titulo de Capitalização para aluguel saiba as vantagens e desvantagens.

Não faz muito tempo, que foram criados produtos específicos para que os títulos de capitalização pudessem ser utilizados como caução em contratos de locação de imóveis conforme previsto na Lei 8.245/91, a chamada ‘Lei do Inquilinato’.

Geralmente, esses produtos são comercializados com o nome de título de capitalização para locação de imóvel ou título de capitalização para aluguel de imóvel, ou simplesmente capitalização para aluguel.

 

Funciona assim, caso você fique inadimplente, o proprietário poderá solicitar o resgate do título de capitalização que você contratou para liquidar a dívida do imóvel. Entretanto, com o término do contrato de locação, cumprindo com todas as suas obrigações enquanto inquilino, e não ocorrendo possíveis danos ao imóvel, avarias ou outras situações durante o período do contrato você poderá ter 100% da reserva de capitalização de volta em valores atualizados.

 

Se comparado com as demais modalidades de garantia locatícia, o título de capitalização apresenta algumas vantagens. Para que você entenda melhor, listamos oito vantagens que julgamos serem as mais importantes.

 

  • Não depender de um fiador para alugar. É isso mesmo! O título de capitalização substitui a figura do fiador e você não dependerá daquele favorzinho do seu parente ou amigo.
  • Serve para qualquer tipo de imóvel: É possível utilizá-lo como caução na locação de imóveis residenciais, comerciais, galpões, terrenos, prédios, etc.
  • Não será necessário comprovar renda para contratá-lo, nem mesmo se submeter a qualquer tipo de análise de crédito  ou cadastro. Inclusive, restrições financeiras não será impedimento para a contratação.
  • A contratação é rápida e simplificada, pois você precisará assinar apenas uma proposta e efetuar o pagamento de um único boleto, que são gerados com dados cadastrais básicos dos envolvidas na locação.
  • A renovação é automática, ou melhor, a reaplicação é feita de forma automática até o final do contrato de locação. Não sendo necessário que você envie uma nova proposta, nem mesmo que desembolse qualquer valor.
  • Seu dinheiro de volta no final: Como a maioria dos títulos de capitalização, o de locação também prevê a devolução do valor referente á reserva de capitalização ao final da vigência.
  • Participação em sorteios: Dependendo da empresa que escolher, você terá direito a participar de sorteios semanais ou mensais concorrendo a prêmios em dinheiro.

 

Seja pela sua natureza (título de capitalização) ou como se dá a contratação (pagamento à vista), determinadas características dessa modalidade de caução a tornam desvantajosa em alguns casos. Vejam quais são:

 

  • É preciso pagar à vista, pois na capitalização para aluguel o título é do tipo PU (Pagamento Único), ou seja, paga-se o valor à vista no momento da contratação.
  • O proprietário é quem estipula o valor da caução, ainda assim, é possível negociar o valor da caução. O importante é chegar a um consenso para que todos os envolvidos fiquem satisfeitos com o valor acordado.
  • O rendimento não é satisfatório, desta forma, não espere rendimentos superiores aos investimentos tradicionais, o valor da reserva de capitalização é atualizado conforme a TR (Taxa Referencial)e os juros da poupança.
  • Tem desconto se resgatar antes do prazo:O título de capitalização é formatado para que você só o resgate ao final da vigência. Desta forma, se você ou o proprietário solicitar o resgate antecipado, o valor sofrerá um desconto.

 

Somente é permitida uma única modalidade de garantia por contrato de locação. Isso é, em cada contrato de locação, as partes podem convencionar somente uma única forma de garantia, não sendo possível existir, no mesmo contrato, dupla garantia. Vale ainda destacar que as partes podem convencionar a substituição da estipulada garantia no contrato de locação por qualquer outra, realizando aditivo contratual.

Conclusão

Em suma, todas as garantias locatícias tradicionais apresentam pontos fracos tanto para o inquilino quanto para o locador, e antes de fechar negócio é preciso ponderar qual destas opções é a mais favorável para o seu aluguel em questão, já que a escolhida continuará vigente durante todo o período de locação do imóvel (salvo exceções previstas pela Lei).

Se você deseja saber mais informações, acesse o link do nosso Parceiro e fale conosco, que teremos o maior prazer em atende-lo.

Saiba mais

 

 

 

No Comments

Postar Comentário

Converse conosco pelo Whatsapp
Olá !! Precisa de ajuda ?